MP propõe assinatura de um Termo de Ajustamento e Conduta para assegurar melhorias na travessia

O promotor de Justiça, Valério Moreira de Santana, propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), entre as partes afetadas com o problema do sistema de travessia da balsa São Sebastião-Ilhabela. A proposta foi feita nesta quinta-feira (18), em reunião organizada pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, com representantes do MPSP (Ministério Público São Paulo), Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos), Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) das duas cidades, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e Câmara Municipal.

Ao final da reunião, o promotor sugeriu a assinatura de um acordo entre os envolvidos, que ocorrerá após a entrega integral das informações das partes. “Vamos fechar um Termo de Ajustamento, que será excelente para todos”, destacou,  elogiando a disposição dos envolvidos em solucionar a questão.  “Fiquei feliz por encontrar pessoas dispostas a solucionar os problemas”, frisou o promotor, que nos próximos dias receberá informações para a elaboração do TAC. O prefeito já fez a entrega de ofício, documentos e relatório com matérias divulgadas pela imprensa sobre os problemas apresentados pela travessia.

A reunião de hoje ocorreu atendendo convite de Márcio Tenório, que está indignado com desserviço da travessia. Além do promotor, participaram os diretores dos Procons de Ilhabela e São Sebastião, Gabriela Pinho e André Luiz Batelochi, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Oliveira, o diretor-presidente do Sindmestres, Valter Martins, o delegado sindical, Antonio Basílio, e o vereador Luiz Paladino. O presidente da OAB, Geralcílio José Pereira da Costa Filho, enviou ofício justificando a ausência, mas externou apoio às reivindicações dos trabalhadores e autoridades.

O prefeito informou aos presentes ter convocado a reunião atendendo solicitação do Sindicato, que apresentou as reivindicações sobre melhorais das condições de trabalho e salários, que de acordo com a entidade está com equipamentos e rendimentos defasados. Ele ainda lembrou que denuncia o problema desde o início de sua gestão, tendo inclusive entregue documentos às mãos dos governadores Alckmin e Márcio França.

Nesse encontro, o diretor de Operações da Dersa, Eduardo Di Gregório, reafirmou as medidas anunciadas na reunião de ontem (17), em São Paulo, pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Mário Mondolfo. Ou seja, a chegada da oitava balsa para o sistema, a FB- 28, com capacidade para 65 veículos; o retorno em 28 de outubro da FB 10; a chegada da FB-20 no final de dezembro, após reforma. No anúncio também está prevista a chegada, no mesmo período, da primeira lancha Catamarã, com capacidade para 370 passageiros; a segunda Catamarã deverá ser entregue no início de 2019. Di Gregório afirmou que a Dersa está executando melhorias e fazendo o que planejou, como as reformas dos atracadouros, investindo R$ 23 milhões nas manutenções em curso e que ampliou a conversa com a Prefeitura de São Sebastião para implantar um bolsão de estacionamento no lado do continente.

Ainda de acordo o secretário, serão adquiridos 20 novos motores para as balsas e a reforma dos atuais, que servirão como reserva técnica. E no feriado de 2 de novembro estarão funcionando sete balsas (FB-25, 28, 29, 30, FB-10 e 11, Valda II).

Ao término da reunião o prefeito Márcio Tenório reiterou que pretende acompanhar o andamento das medidas anunciadas e em andamento. O chefe do Executivo, assim como os demais representantes presentes, reafirmou que a Dersa, responsável pelo serviço de travessia, deve se esforçar ao máximo para resgatar a confiança e credibilidade dos usuários do sistema.

“Criamos um comitê de gestão para coordenar e acompanhar todas as ações voltadas à melhoria do sistema. Vou acompanhar pessoalmente o andamento. Queremos a melhoria efetiva do serviço e um atendimento melhor a todos os usuários. Essa situação tem que ser solucionada a curto e médio prazo”, destacou Tenório.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

3 horas ago

Motociclista fica ferido após acidente na SP-55 no trecho de Caraguatatuba

Um motociclista ficou ferido na manhã desta sexta-feira (21), após se envolver em um acidente…

4 horas ago

Guarda-vidas resgata banhista arrastado por correnteza na Praia Grande, em Ubatuba

Por volta das 13h desta quinta-feura (20), um banhista foi resgatado por guarda-vidas na Praia…

4 horas ago

Embarcação encalha na Praia do Lázaro durante ressaca em Ubatuba

Uma embarcação de aproximadamente 45 pés encalhou na faixa de areia da Praia do Lázaro,…

12 horas ago

Ambulantes licenciados têm até 30 de novembro para renovar licença de 2026

O Governo Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que todos os…

14 horas ago

Polícia Militar prende três homens por tráfico de drogas em Ilhabela

Na tarde desta quinta-feira (20), policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam…

15 horas ago