Navio da Marinha e parte da tropa do Exército deixam São Sebastião nesta sexta-feira

Após 18 dias da tragédia que se abateu sobre São Sebastião, aos poucos a fase grave é superada. Prova disso é que o Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ (NAM), que está ancorado em Juquehy, segue nesta sexta-feira (10) de volta para o Rio de Janeiro, onde é sua base. Com ele, também retornam cerca de 1 mil fuzileiros navais, médicos e aeronaves.

Quem também desmonta a base na cidade é o Exército que fica apenas com equipes que agora trabalham nas áreas dos dutos da Petrobras para a limpeza da lama que desbarrancou.

O comandante do Exército, general Ferraz, que desde o início dos trabalhos, em 19 de fevereiro, esteve à frente do Gabinete de Gerenciamento de Crise, explicou que a desmobilização das frotas é comum quando a fase mais crítica é contornada.

Neste momento, equipes das Defesas Civis do Estado e da Prefeitura de São Sebastião, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Assistência Social do Estado e secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) atuam da parte de identificação e cadastro das vítimas que perderam suas moradias.

Conforme o Almirante Cardoso, da Marinha do Brasil, embora o navio siga para o Rio de Janeiro, o Hospital de Campanha permanece montado em Juquehy para colaborar no atendimento da população. Segundo ele, já houve uma redução na procura da unidade o que significa que a população tem sido atendida em suas necessidades.

Um exemplo citado por ele é que praticamente zerou a fila por um urologista. “Chamou-nos a atenção o número de pessoas que procuraram o profissional e hoje já não temos essa necessidade”, pontuou o almirante.

Ainda segundo ele, o hospital tem atendimento em pediatria, clínica geral entre outros, o que ajuda outros profissionais de saúde que atuaram arduamente no período mais crítico.

O prefeito Felipe Augusto fez questão de agradecer todo o apoio e trabalho realizado pelas tropas no período que esteve em São Sebastião e contribuir para o atendimento dos munícipes, ajuda na procura e atendimento das vítimas e liberação de acessos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM de Ubatuba apoia blitz educativa do Detran na Praça 13 de maio

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) apoiou, na manhã desta segunda-feira, 15, uma blitz…

34 minutos ago

Prefeitura de Ilhabela promove 11º Passeio Ecociclístico em referência ao Dia Mundial Sem Carro

No próximo domingo (21), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza…

41 minutos ago

Prefeitura de São Sebastião e GBMar abrem inscrições para 30 vagas de Guarda-Vidas Temporários

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e o…

46 minutos ago

Prefeito de Caraguá quebra o silêncio durante evento e diz que o ‘molhe Juqueriquerê’ foi interditado por problemas estruturais

O Prefeito Mateus Silva (PSD), confirmou na noite desta segunda-feira (15), que o molhe Juqueriquerê…

1 hora ago

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

13 horas ago

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

16 horas ago