Nossa Senhora Aparecida: 7 capelas de nossa Diocese que levam o nome da Padroeira do Brasil

O dia de nossa Mãezinha do céu está chegando. Você sabia que além da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, temos mais sete capelas dedicadas à padroeira do Brasil em nossa Diocese?  As Igrejas ficam nas seguintes comunidades: Porto Novo; Barequecaba; Ingá; Sumidouro; Horto Florestal; Morro do abrigo; e Tinga.

A paróquia Nossa Senhora Aparecida se localiza em Ilhabela. Anteriormente, ela era uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso cujo pároco é Pe. Mateus Martins de Almeida. Aos 12 de Outubro de 2016, Dom José Carlos, em celebração Eucarística, erigiu esta comunidade em paróquia e empossou Pe. Alessandro Henrique Coelho como primeiro pároco. A paróquia é formada por mais 12 comunidades do lado Sul da Ilha.

1 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida de Barequeçaba, em São Sebastião, de acordo com a paroquiana Ana Lúcia, é “pequena, mas que ao longo do tempo foi crescendo tanto na fé quanto nos trabalhos pastorais”.

2 – A capela Nossa Senhora Aparecida no Morro do Abrigo, de São Sebastião, começou com orações do terço na casa do Sr. José Lemes. Ele doou o terreno e em 1982 iniciaram as obras. Segundo Sérgio Sota Acioli, hoje a comunidade possui vários trabalhos pastorais, tais como, catequese, terço das mulheres, terço dos homens, GEV e grupo de oração.

3 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Tinga, de Caraguatatuba, teve sua primeira capela no bairro Jardim Itaúna no ano de 1975. Após 10 anos, surgiu a necessidade de transferir a comunidade para o Tinga. Iniciaram as obras tempo mais tarde houve a necessidade de um espaço maior e assim foram comprados mais terrenos ao redor para ampliá-la. Em 2012, a comunidade começou a construir a nova comunidade onde ela está localizada hoje.

4 – A capela Nossa Senhora Aparecida do Porto Novo, em Caraguatatuba, foi fundada em 06 de dezembro de 1942. Ela é fruto de uma graça alcançada pela intercessão da Imaculada Conceição. Com uma participação forte dos pescadores onde temos e sentimentos envolvidos. Hoje ela passa por uma reforma para que ela fique cada vez mais acolhedora. Afinal, é a casa da mãe e ela acolhe a todos.

5 – O paroquiano Paulinho da comunidade Nossa Senhora Aparecida do Ingá da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ubatuba, conta que a comunidade é “pequena, simples, fervorosa na fé e atuante na caminhada da Igreja”. E João Paulo, da comunidade Nossa Senhora Aparecida de Caçandoca da mesma paróquia Nossa Senhora das Graças, disse que esta comunidade é “simples e pequena, mas pelo menos 15 pessoas participam atualmente das celebrações”.  A capela é pé na areia e ela está dentro de uma área Quilombola.

6 – A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Sumidouro da Paróquia Imaculada Conceição, de Ubatuba, “continua atuante, perseverante na oração e unida com os compromissos de Igreja”, diz Maria Antônia, uma das paroquianas.

7 – A capela Nossa Senhora Aparecida no Horto Florestal fica na beira da Rodovia BR 101 – Km 90. Foi construída na década de 70 pelo Instituto Agrônomo de Campinas – Estação Experimental de plantas tropicais, no local de um cemitério de escravos da Fazenda do Café do tempo do Império segundo Benedito Augusto. Atualmente a capela está sendo restaurada por um empresário paulista.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fundart abre inscrições para barracas da Festa de São Pedro

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) publicou o edital para concessão onerosa…

10 horas ago

Procurado por homicídio é preso em Ubatuba

Um homem de 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (13/5), por ser Procurado pela Justiça…

10 horas ago

Teatro Municipal de São Sebastião recebe espetáculo circense ‘El Grand Clownbaret – 15 anos de trajetória’

Neste sábado (18), às 16h, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo…

10 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização fundiária de interesse específico

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba informa que pessoas procuraram o setor de…

10 horas ago

Caraguatatuba envia toneladas de doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Mais uma vez, a solidariedade da população de Caraguatatuba superou as expectativas. Diversos itens foram…

10 horas ago

Músico gaúcho realiza ‘Showlidário’ pelo Rio Grande do Sul no dia 17 de maio

Durante as apresentações musicais a população poderá doar água, gêneros alimentícios não perecíveis, leite, ração…

10 horas ago