Categories: GeralPlantãoPolícia

Nota da ADPESP sobre negativa em ação para prioridade na vacinação de policiais civis contra Covid-19

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) esclarece que o pedido realizado à Justiça para prioridade na vacinação dos policiais tem o objetivo de proteger os profissionais que zelam pela segurança pública e bem-estar da sociedade.
Desde o início da pandemia os policiais tem exercido suas funções ininterruptamente, sem abandonar a população. Não há home office para a polícia!
No último ano, morreram mais policiais pela Covid-19 do que em confronto com criminosos no último ano. A Polícia Civil do estado de São Paulo, que já sofre com déficit de 14 mil profissionais, precisou lidar com afastamento superior a 1.600 policiais, em decorrência da doença.
A ADPESP, durante toda a pandemia, colaborou com a Polícia Civil na preservação da saúde dos policiais. A entidade angariou e distribuiu mais de 300kg de álcool em gel, quatro mil máscaras de tecido e 500 viseiras de acetato, quando nem o governo do estado havia se organizado para tal distribuição.
A Associação também oficiou pedido para que a Administração disponibilizasse equipamentos de proteção e adequações nas delegacias, tendo em vista o ininterrupto atendimento ao público e a exposição constante dos agentes de segurança. Em paralelo, a ADPESP também produziu e veiculou vídeos orientando a população sobre a ampliação dos serviços prestados pela Delegacia Eletrônica, incentivando o registro de Boletins de Ocorrência Online.
A ADPESP defende e acredita que vacinar os policiais significa proteger a sociedade e manter ativo o combate à criminalidade, que deixa de ser feito à contento com uma polícia adoecida. Muito longe de privilégio, trata-se de uma questão de reconhecimento e justiça.
As condições insalubres a que são submetidos os policiais e o contato diário com criminosos presos, são fundamentos bastantes para, ao menos, não serem preteridos por outras categorias que apenas necessitam apresentar diploma de formação, sem necessariamente atuarem na linha de frente da pandemia.
Enquanto vacinas são jogadas fora, conforme notícia amplamente veiculada na imprensa, e categorias são verdadeiramente privilegiadas, a última fronteira entre o crime e a sociedade perece e morre.
Além de uma questão humanitária, preservar a saúde dos policiais é também garantir o funcionamento da sociedade e da segurança da população.
A ADPESP não vai esmorecer e seguirá lutando pela saúde e valorização do ser humano policial. Continuaremos denunciando à sociedade a situação de vulnerabilidade de seus policiais, e reivindicando das autoridades nossa justa e necessária proteção.
Gustavo Mesquita Galvão Bueno
Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP)
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago