Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar

Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba retornaram às aulas experimentando um suco diferente, servido na hora do lanche: o suco da polpa de açaí juçara. A experiência, que se iniciou com a volta às aulas do segundo semestre/2019, está acontecendo em todas as unidades escolares do município, entre creches e escolas do ensino fundamental.

A inclusão do novo alimento no cardápio foi feita após a realização de testes de aceitabilidade, coordenados pela nutricionista Fernanda Nunes Pereira, diretora do setor de alimentação escolar do município. Segundo ela, o novo suco teve uma ampla aprovação entre os alunos.

“O suco com a polpa do açaí juçara é muito saudável, pois é rico em substâncias antioxidantes (antocianinas) e a gordura é de excelente qualidade nutricional. Além disso, tem a questão da sustentabilidade ambiental, por apoiar os produtores locais e estimular as famílias, a população, a usar o fruto da palmeira juçara”, explicou a nutricionista.

Atualmente o açaí juçara é fornecido por agricultores familiares da região na forma de polpa congelada e pode ser utilizado em diversas combinações, como suco, batido com frutas, leite, bolos, etc.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que a escolha do açaí juçara está baseada em três pilares: é um alimento de alta qualidade nutricional, fomenta a agricultura familiar do município, valorizando o produtor local, e ainda faz parte de ações de cuidados com o meio ambiente, pois contribui para a preservação da palmeira juçara.

O juçara é o açaí da Mata Atlântica

Ameaçada de extinção devido a décadas de extração clandestina de seu palmito, a palmeira juçara atualmente é protegida por lei, sendo a extração ilegal considerada crime ambiental. Isso porque ao contrário de outras espécies, sua palmeira não se regenera após ser cortada para extração do palmito.

A polpa do juçara é muito similar ao açaí originário da Amazônia, ambas extraídas a partir dos frutos de suas palmeiras.

A colheita dos frutos é realizada sem causar danos à planta. Após a obtenção da polpa, suas sementes podem ser utilizadas para o replantio, para a produção de artesanato e servem como adubo orgânico, tornando sua utilização um processo sustentável.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

8 horas ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

10 horas ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

11 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

12 horas ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

12 horas ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

21 horas ago