Categories: DestaquesVariedades

Observação de baleias impulsiona turismo de inverno no Litoral Norte de SP

Jubartes atraem turistas para Ilhabela e São Sebastião e movimentam a economia local durante a baixa temporada

O turismo de observação de baleias tem impulsionado o fluxo de visitantes no Litoral Norte de São Paulo, especialmente em Ilhabela e São Sebastião, durante os meses mais frios do ano. O aumento da movimentação de baleias-jubarte, que migram da Antártida para o Brasil entre abril e outubro, facilitou os avistamentos na costa paulista. Na última temporada, 561 indivíduos foram registrados, frente a 20 em 2016, segundo o Projeto Baleia à Vista.

A presença das baleias elevou a ocupação hoteleira para mais de 80% em julho, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, e aqueceu o comércio local, de acordo com a Associação Comercial de Ilhabela.

“É uma ruptura definitiva com a sazonalidade, uma experiência inesquecível que tem conquistado visitantes do nosso estado, do país e do exterior, além de gerar empregos e acionar toda a cadeia do turismo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Setur-SP, apontam que 120 mil turistas devem visitar a região anualmente com esse objetivo, gerando uma movimentação direta de R$ 138 milhões por temporada.

Passeios náuticos de avistamento já superam o faturamento de atividades tradicionais de verão. Em 2024, cerca de 12 mil pessoas participaram das saídas, número 63% maior que o registrado no ano anterior. A expectativa é alcançar 13 mil turistas até o fim do ano. “São saídas mais longas, para um público que investe e valoriza este tipo de experiência”, afirma Gustavo Benedito, que coordena grupos de avistamento de baleias.

Além das jubartes, os passeios oferecem avistamento de baleias-franca, baleias-de-bryde, golfinhos, tartarugas e aves marinhas. A atividade é acompanhada por eventos como o Festival da Tainha (11 a 13/7) e a Semana Internacional de Vela (19 a 26/7), em Ilhabela; e o Festival do Camarão (3 a 6/7), o Festival Sertanejo (14 e 15/7) e o Arraiá do Tio Maneco (18 a 26/7), em São Sebastião.

A observação também contribui para o monitoramento das espécies. As caudas das jubartes, únicas para cada indivíduo, são fotografadas e catalogadas na plataforma internacional Happywhale. A iniciativa permite rastrear os animais em diferentes oceanos.

O turismo de observação é regulado por práticas responsáveis. Em Ilhabela e São Sebastião, profissionais passam por capacitação e oficinas, e as prefeituras promovem campanhas de conscientização. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais e a sustentabilidade da atividade.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é baleado quando estava numa adega na noite de sábado em Ilhabela

Segundo a polícia, dois homens chegaram a pé e atiram contra a vítima que foi…

10 minutos ago

GCM evita crime após deter dois suspeitos com arma de fogo na praia Martim de Sá em Caraguatatuba

ROL 60 Minutos é um programa em vídeo com informações rápidas abordando o que de…

14 horas ago

Após mais de 40 horas de interdição, Serra Antiga da Tamoios é liberada

Após mais de 40 horas de interdição, a Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios foi liberada…

15 horas ago

Caminhão de coleta de lixo sai da pista e vai parar em barranco no trecho do Guaecá na SP-55

Um caminhão de coleta de lixo da empresa Terracom - concessionária do serviço de limpeza…

15 horas ago

Corpo é encontrado em rio no bairro Estufa I em Ubatuba

A Polícia Civil investiga o encontro de um corpo de um homem de aproximadamente 55…

21 horas ago

Sabesp pede uso consciente da água em São Sebastião após fortes chuvas atingirem os sistemas neste sábado (11)

A Sabesp informa que o abastecimento de água em Boiçucanga, em São Sebastião, foi impactado…

23 horas ago