Categories: DestaquesVariedades

Observação de baleias impulsiona turismo de inverno no Litoral Norte de SP

Jubartes atraem turistas para Ilhabela e São Sebastião e movimentam a economia local durante a baixa temporada

O turismo de observação de baleias tem impulsionado o fluxo de visitantes no Litoral Norte de São Paulo, especialmente em Ilhabela e São Sebastião, durante os meses mais frios do ano. O aumento da movimentação de baleias-jubarte, que migram da Antártida para o Brasil entre abril e outubro, facilitou os avistamentos na costa paulista. Na última temporada, 561 indivíduos foram registrados, frente a 20 em 2016, segundo o Projeto Baleia à Vista.

A presença das baleias elevou a ocupação hoteleira para mais de 80% em julho, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, e aqueceu o comércio local, de acordo com a Associação Comercial de Ilhabela.

“É uma ruptura definitiva com a sazonalidade, uma experiência inesquecível que tem conquistado visitantes do nosso estado, do país e do exterior, além de gerar empregos e acionar toda a cadeia do turismo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Setur-SP, apontam que 120 mil turistas devem visitar a região anualmente com esse objetivo, gerando uma movimentação direta de R$ 138 milhões por temporada.

Passeios náuticos de avistamento já superam o faturamento de atividades tradicionais de verão. Em 2024, cerca de 12 mil pessoas participaram das saídas, número 63% maior que o registrado no ano anterior. A expectativa é alcançar 13 mil turistas até o fim do ano. “São saídas mais longas, para um público que investe e valoriza este tipo de experiência”, afirma Gustavo Benedito, que coordena grupos de avistamento de baleias.

Além das jubartes, os passeios oferecem avistamento de baleias-franca, baleias-de-bryde, golfinhos, tartarugas e aves marinhas. A atividade é acompanhada por eventos como o Festival da Tainha (11 a 13/7) e a Semana Internacional de Vela (19 a 26/7), em Ilhabela; e o Festival do Camarão (3 a 6/7), o Festival Sertanejo (14 e 15/7) e o Arraiá do Tio Maneco (18 a 26/7), em São Sebastião.

A observação também contribui para o monitoramento das espécies. As caudas das jubartes, únicas para cada indivíduo, são fotografadas e catalogadas na plataforma internacional Happywhale. A iniciativa permite rastrear os animais em diferentes oceanos.

O turismo de observação é regulado por práticas responsáveis. Em Ilhabela e São Sebastião, profissionais passam por capacitação e oficinas, e as prefeituras promovem campanhas de conscientização. O objetivo é garantir o bem-estar dos animais e a sustentabilidade da atividade.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Acidente na madrugada deixa motociclista ferido em Ilhabela

A Polícia Militar e Samu atenderam no começo da madrugada deste sábado (6/12), um acidente…

19 horas ago

Caraguá divulga calendário de eventos para o verão e fim de ano

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a programação oficial de fim de ano, com atrações culturais,…

21 horas ago

Sabesp intensifica testes de fumaça e vistoria em busca de irregularidades na rede de esgoto do Litoral Norte

35% das casas já visitadas tinham conexões indevidas, o que eleva o risco de retorno…

22 horas ago

Criminosos aplicam novo golpe do Pix no comércio de Ubatuba

A Secretaria Municipal de Segurança Pública alerta comerciantes e trabalhadores do setor sobre um novo…

22 horas ago

Festa de Iemanjá deve atrair 10 mil pessoas na Praia do Centro de Caraguatatuba

A Festa de Iemanjá, marcada para este fim de semana na Praia do Centro de…

23 horas ago

Incêndio começou na cozinha do restaurante no centro de Caraguatatuba

Um incêndio atingiu na tarde desta sexta-feira (5/12) um restaurante, localizado no centro de Caraguatatuba,…

1 dia ago