Em alusão ao mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, Caraguatatuba fechou o cronograma que inclui a realização de exames e capacitação de profissionais.
Nos dias 4 e 18 de outubro, dois sábados, será realizado um mutirão de exames no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Av. Maranhão, 421 – Jardim Primavera, das 9h às 16h, com coleta de papanicolau (para pacientes agendadas); realização de mamografias (livre demanda); testes rápidos para hiv, hepatite e sífilis (livre demanda) e orientações gerais sobre saúde.
As coletas de papanicolau vão contar com a participação da turma de enfermagem da Faculdade Módulo Caraguatatuba – Campus Martim de Sá, e os testes rápidos terão apoio da Unidade de Atendimento a Moléstia Infectocontagiosa (UAMI).
No dia 24 de outubro está prevista uma capacitação para profissionais da rede municipal de saúde, com início às 8h, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), localizada na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. A programação inclui palestras sobre aspectos técnicos e comportamentais do câncer de mama, encaminhamento de casos e questões psicológicas relacionadas ao paciente.
Entre os palestrantes estão o ginecologista e obstetra Dr. Fernando Borges, a enfermeira Elizangela Santos, coordenadora do setor de oncologia municipal, e a psicóloga Jaquelina Teixeira, do Centro de Referência de Saúde da Mulher.
Cronograma do dia 24 de outubro
Além disso, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Morro Santo Antônio, receberá a iluminação na cor rosa durante o mês de outubro, como parte da identidade visual da campanha.
Secretaria de Comunicação Social – 25/9/2025.
O tenista Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquistou mais um título em sua carreira neste sábado…
Um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Municipal de São Sebastião após roubar…
Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de…
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) traz uma novidade para tutores de cães e…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última quinta-feira (25/09), a primeira audiência pública para…
Segundo a polícia, um adolescente de 15 anos, era olheiro do crime enquanto isso outros…