Pacientes positivados são acompanhados por equipe de monitoramento em São Sebastião

O controle eficaz da pandemia de coronavírus vai além da realização de testes e de tratamentos medicamentosos. É preciso que os órgãos públicos se mobilizem para detectar o alcance do vírus dentro dos limites dos seus municípios.

Para o diretor do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, é necessário realizar uma análise que se projete à frente da interpretação das curvas de casos positivados e, a partir daí, tomar decisões planejadas e eficientes. “Contar o número de pessoas nas UTIs ou o número de corpos nos necrotérios não é o jeito correto de saber o que está acontecendo num país. Fazer o acompanhamento e rastreamento do vírus em nível comunitário, isso é o que pode servir para manejar os riscos da pandemia”, afirma.

A OMS defende que a realização de testes em massa ajuda a descobrir a evolução da Covid-19 em cada região. E, uma vez levantados os casos positivados, é preciso implantar equipes de vigilância que possam acompanhar cada paciente, assim como os seus contactantes (pessoas que fazem parte da família e/ou do contato social do contaminado).

Em São Sebastião, além da realização constante de testes rápidos (até o momento, mais de 16% da população), há uma equipe de monitoramento que acompanha todos os casos leves e moderados de Covid-19, assim como seus familiares. Atualmente cerca de 300 pessoas estão sendo monitoradas.

O trabalho, realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, acontece a partir de notificação de um caso positivado na Vigilância Epidemiológica vinda das unidades de referência para tratamento de síndrome respiratória. Assim que registrado, a Central de Monitoramento é acionada e a supervisão passa a ser efetivada.

Por meio de ligações telefônicas e aplicativos, os profissionais da saúde acompanham o quadro clínico de cada uma das pessoas em quarentena domiciliar. O período de monitoramento é variável: para casos assintomáticos, a assistência é realizada por sete dias; os pacientes sintomáticos são monitorados durante o período de manifestação de sintomas e transmissão da doença.

Em uma piora do quadro clínico, o paciente é orientado a procurar uma das unidades de referência mais próxima (na Região Central, na Unidade de Pronto Atendimento; na Costa Sul, no Pronto Atendimento de Boiçucanga). Em algumas situações, a Central de Monitoramento entra em contato com a unidade que irá receber esse paciente.

A Central de Monitoramento e Testagem está localizada na Rua Armando Sales de Oliveira, nº 340, no Centro de São Sebastião.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

8 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

9 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

9 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

12 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

14 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

18 horas ago