Pais e professores aprovam projeto de Pipas desenvolvido pela Prefeitura nas escolas

A iniciativa da Prefeitura de Ilhabela em incentivar a prática de confeccionar e soltar pipas colorindo o céu do arquipélago, usando como instrumento a própria rede municipal de Ensino, por meio da Secretaria de Educação, tem sido aprovada e elogiada não apenas pelos educadores, mas principalmente pelos pais dos alunos.

O projeto “Empinando suas ideias”, foi lançado depois de muitos pedidos feitos à Administração para que controlasse a venda de cerol e linha chilena, responsáveis por vários acidentes no País, inclusive no município. O propósito do trabalho foi mostrar à população que empinar pipas em locais seguros, afastados de áreas com grande concentração populacional, resgata uma importante parte da infância atualmente substituída pela tecnologia.

Lançado inicialmente no começo de agosto com visitas às escolas, levando a ideia como atividade de recreação para os alunos, o projeto terá seu ápice com a distribuição de 5 mil pipas, 800 quilômetros de linhas, fora carretilhas, colocando pais e alunos em sintonia na confecção de pipas e também na brincadeira de empiná-las. E foi exatamente isto o que aconteceu no último domingo (9), com a realização do 1° Festival de Pipas no Alto da Barra Velha, no Camarão, local especialmente escolhido por ser bem afastado de áreas movimentadas e já usado regularmente para a essa prática, que atraiu cerca de 300 famílias. Com toda estrutura armada e transporte à disposição, o público se divertiu das 10h às 16h30 confeccionando e observando diversas pipas no céu. Paralelamente, brincadeiras, muito som e distribuição gratuita de algodão doce, pipoca e frutas completaram a festa. Considerada a Capital Mundial da Vela, pelos seus fortes ventos, Ilhabela é uma das cidades mais propícias à essa recreação e, com uma equipe de profissionais qualificados, monitores, continuarão a visitar as escolas com toda a estrutura (colas, tesoura sem pontas, linhas, folhas de seda, varetas e etc), para ministrar o curso sobre a importância do brincar com segurança, onde não se pode empinar em locais com fio, usar cerol etc.

Para projeto, foram distribuídos 6 mil flyers e no dia do festival teve a apresentação da equipe do bicampeão de Pipas, Max Fonseca, que ensinou nas bancadas como fazer as pipas e deu palestras exatamente sobre como empinar sem cerol, mostrou uma oficina de pipas, às crianças puderam confeccionar suas próprias pipas e decorá-las, além de soltá-las de todos os formatos; teve pipa de 50 metros, como o Dragão, o Polvo entre outros.

E esse projeto continua sendo realizado nas escolas da rede municipal, no mês de setembro.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago