Pandemia completa um ano em Caraguatatuba com aumento de 500% em leitos de UTI

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completou um ano no município de Caraguatatuba e a Prefeitura, neste período, aumentou em 500% o número de leitos de UTI disponíveis para o atendimento da população.

Em fevereiro de 2020, Caraguatatuba tinha sete leitos de tratamento intensivo e agora, em 2021, o número passou para 42. Hoje, na Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa), são 20 UTI’s para atendimentos de pacientes com Covid-19 e outros 13 de Enfermaria.

A Prefeitura de Caraguatatuba, em seu Plano de Contingência, adaptou a UPA Centro para atender casos do novo coronavírus durante a pandemia.

Após passar por reforma e adaptação, a UPA passou a ter 22 leitos de UTI e mais 80 de enfermaria. A administração instalou ainda no hospital um tomógrafo, para auxiliar na detecção do vírus, além de 30 concentradores de oxigênio para os pacientes que apresentam falta de ar.

Por optar em não criar hospital de campanha, toda a estrutura montada pela administração municipal ficará disponível para a população após a pandemia.

““Fizemos a nossa parte! Criamos quase 150 novos leitos, sendo 42 de UTI’s para o enfrentamento da Covid. Será um legado que ficará para a população e na história do município”, explica o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Mesmo com a estrutura de 42 leitos de UTI e quase 100 de enfermaria, a Prefeitura de Caraguatatuba conta ainda com a retaguarda do Hospital Regional do Litoral Norte.

Mesmo não funcionando em sua totalidade máxima, a unidade hospitalar comporta hoje 35 leitos de UTI e 22 de enfermaria.

Desde 2017, antes mesmo da pandemia, a administração já encaminhou 10 ofícios para o Governo do Estado de São Paulo, pedindo a abertura do HR. O último foi encaminhado na última sexta-feira (12/03), que reiterou a necessidade da unidade funcionar com 100% de sua capacidade, além do Centro de Oncologia.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

4 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

6 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

6 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

8 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

10 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

15 horas ago