Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

A conscientização dos estudantes quanto à preservação ambiental é trabalhada constantemente em diversas ações nas escolas municipais de Caraguatatuba. Com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta, a Secretaria de Educação, através do Setor de Projetos, desenvolveu uma ação que foi além da sala de aula e envolve toda a comunidade escolar: o projeto Papa-Pilhas.

A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos como pilhas e baterias, incentivando alunos, famílias e comunidade escolar a dar o destino adequado a esses materiais, que iriam para o lixo comum.

Coletores identificados como “Papa-Pilhas” foram distribuídos nas unidades escolares participantes do projeto, e os temas Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Eletrônicos, foram abordados com os alunos durante as ações do mês do Meio Ambiente, realizado em junho.

O projeto conta com parceria Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que, com o caminhão da Coleta Seletiva, realiza o recolhimento desses materiais e dá a destinação correta. Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros.

Além das quarenta e oito unidades escolares que aderiram ao projeto Papa-Pilhas, a população pode realizar o descarte desse tipo de material nas unidades dos Ecopontos, que ainda recebem lixo eletrônico (televisores, computadores, DVDs, rádios, aparelhos celulares, etc).

Regulamentação e Reciclagem

No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.

Caraguatatuba dispõe de áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem de pequeno porte, chamados de Ecopontos, que fazem parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Municipal.

Serviço em Caraguatatuba:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e a Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

4 horas ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

4 horas ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

8 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

12 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

12 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

13 horas ago