Categories: Geral

Parceria entre Sabesp e Poiato preserva 46,6 mil litros de água da poluição gerada por bitucas de cigarro

Durante um ano de medição, entre março de 2021 e fevereiro deste ano, milhares de bitucas deixaram de poluir o meio ambiente transformando-se em papel reciclado

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Sabesp do Litoral Norte mostra que cuidar da água é cuidar da vida e não se limita aos serviços essenciais que executa diariamente na área de produção e distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.
Engajada na agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), a empresa, que encabeça principalmente o ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 6 – Água Potável e Saneamento, une-se a parceiros como a Poiato Recicla e vai muito além dos serviços de rotina da Companhia, apoiando a causa de consumo responsável (ODS 12).
A parceria entre a Sabesp e a Poiato possibilitou a disponibilização de bituqueiras, que foram instaladas nas dependências da empresa em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. A cada mês as bitucas são recolhidas e contabilizadas e por meio de uma tecnologia inovadora são transformadas em papel, deixando de impactar o meio ambiente.

De março de 2021 a fevereiro de 2022 foram recolhidas 93,2 mil bitucas que, por meio do processo de reciclagem, deixaram de contaminar 46.600 litros de água, conforme explica a Poiato.
Para Tatiana Araujo, empreendedora da Flow Sustentável e representante da Poiato Recicla no Litoral Norte, a conta é simples. “Duas bitucas contaminam 1 litro de água – o que representa 1 litro de esgoto. Desse acumulado de 1 ano de parceria, pode-se destacar ainda que 37,28kg de lixo tóxico não foram descartados nas vias públicas, água ou aterro”.
Somente no mês de fevereiro deste ano, segundo o Diretor Operacional da Poiato, Felipe de Oliveira, “a Sabesp somou 3.460kg de resíduos de cigarro, que passarão pelo processo de reciclagem e transformadas em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional”, destacou.
Para o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, poder divulgar dados tão impactantes quando o assunto é meio ambiente no Dia Mundial da Água tem total relação com a missão da Companhia. “É comum vermos pelas ruas, praias e outros lugares bitucas dispensadas de forma incorreta na natureza. Se podemos fazer nossa parte proporcionando um descarte responsável estamos cumprindo nosso papel, afinal, 93,3 mil bitucas correspondem a 46,5 mil litros de água que deixaram de ser contaminados e podem seguir para os cursos d’água sem poluírem o meio ambiente, assim como a Sabesp faz à medida em que trata 100% de todo o esgoto doméstico coletado no Litoral Norte”, finalizou Bueno.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fundart abre inscrições para barracas da Festa de São Pedro

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) publicou o edital para concessão onerosa…

9 horas ago

Procurado por homicídio é preso em Ubatuba

Um homem de 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (13/5), por ser Procurado pela Justiça…

10 horas ago

Teatro Municipal de São Sebastião recebe espetáculo circense ‘El Grand Clownbaret – 15 anos de trajetória’

Neste sábado (18), às 16h, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo…

10 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização fundiária de interesse específico

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba informa que pessoas procuraram o setor de…

10 horas ago

Caraguatatuba envia toneladas de doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Mais uma vez, a solidariedade da população de Caraguatatuba superou as expectativas. Diversos itens foram…

10 horas ago

Músico gaúcho realiza ‘Showlidário’ pelo Rio Grande do Sul no dia 17 de maio

Durante as apresentações musicais a população poderá doar água, gêneros alimentícios não perecíveis, leite, ração…

10 horas ago