“Nem de humanas, nem de exatas, sou de doces” – essa frase do Pinterest representa bem o novo curso oferecido pelo Centro de Capacitação Profissional da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Senai e o Sebrae. As vagas foram oferecidas para pessoas que atendiam os critérios da Secretaria de Assistência Social e realizadas no Poupatempo.
A formação em confeitaria para 16 alunos teve início na manhã desta segunda-feira (27) e terá duração de 12 dias, abordando não somente o preparo das doces delícias em seu cronograma como, também, dicas de gerenciamento e conteúdo para que os novos empreendedores possam promover seu negócio.
Edgard Faria é professor responsável pelo curso representando o Senai e também é dono de um empreendimento na área, localizado na cidade de São Sebastião. Para ele, compartilhar a própria experiência para os alunos faz toda a diferença.
“Eu tento passar para eles o que eu vivenciei, a minha trajetória. Eu vejo onde eu errei e tento fazê-los não errarem também. Eu ensino um pouco de marketing, ensino um pouco como gerir um negócio, como cozinhar, como você vai vender”, explicou Faria.
Selma Maria de Souza Gomes é funcionária pública aposentada e decidiu investir em um novo segmento como fonte de renda. “Meu intuito é conseguir, através do que eu aprender aqui, levar o produto e disso aí ter uma fonte de renda”, comentou.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Rita de Cássia Pereira, investir em qualificação de mão-de-obra é um diferencial, pois as técnicas do Sebrae e Senai trazem faz com que a capacitação do profissional se torne maior e melhor.
“Quando você capacita a pessoa, ela corre atrás e isso faz diferença. Com a capacitação você se torna melhor e amplia o campo de conhecimento”, salientou.
Além disso, ela destacou que o impacto da parceria é maior quando o empregador confere o nome dessas instituições no certificado – o que também foi confirmado pela aluna Selma.
“Esse curso profissionalizante é bom, você fica com o diploma e ganha mais credibilidade”, afirmou.
O professor Faria ainda lembrou que esse tipo de iniciativa tem feito a diferença neste período de recuperação econômica do pós-pandemia.
“A gente vem de uma fase muito difícil, que é a pandemia. E a gente percebeu que a alimentação na pandemia teve um crescimento muito grande. As pessoas vendo a possibilidade de trabalhar em casa e gerar o próprio sustento é maravilhoso, então, essa capacitação nos ajuda cada vez mais para ver que as pessoas podem começar a trabalhar com produtos de qualidade, ter uma profissionalização. É muito legal esse curso que a prefeitura está oferecendo agora junto com o Senai e o Sebrae”, concluiu.
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…