O espetáculo “Mestiçagem”, será apresentado pelos alunos do PEII da Barra Velha, no Espaço Pés no Chão nesta sexta-feira, (29), a partir das 18h. Neste espetáculo será contado brevemente a história de povos que formaram o Brasil e cujas raízes ainda sustentam a brasilidade.
A Mestiçagem ou miscigenação se dá no encontro, no convívio de diferentes povos e etnias. Nesta história de muita luta e sofrimento, alguns povos vieram para o Brasil em busca de refúgio, alguns foram para cá trazidos de maneira forçada e violenta e outros como os indígenas, por aqui já estavam. Seja da maneira que foi, todos tiveram seus modos de vida e as suas culturas alteradas. Cada povo ou etnia, à sua maneira, foi buscando maneiras de adaptar-se, preservar sua história, suas memórias, sua cultura e ser respeitado.
“Acreditamos na necessidade de garantir as diversas possibilidades de sermos brasileiros, assegurando respeito e a valorização dos modos de ser e viver destes grupos sociais que ainda hoje tem seus direitos e saberes desconsiderados. Que este espetáculo nos ajude a ampliar e humanizar nosso olhar sobre nós mesmos e toda a gente”, realçou a prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.
Nos últimos dias, apresentações esportivas, culturais e artísticas integrarão a programação pedagógica da Secretaria de Educação de Ilhabela, que busca incentivar os alunos a práticas que colaborem com o seu desenvolvimento. A preparação para a peça contou com o envolvimento dos alunos, professores monitores, merendeiras, gestão e coordenação do PEII.
O ex-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, recebeu os amigos e familiares numa livraria…
O pré-candidato a deputado, Colucci participa de encontro com lideranças do Litoral Norte e reforça…
O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h,…
O Jornal Repórter Online Litoral estreia oficialmente no canal do YouTube, Instagram e facebook, no dia…
Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…
Vagas são para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs no primeiro semestre e para novas…