Profissionais da pesca de camarão devem ficar atentos. Neste domingo, 28, tem início o período de defeso do crustáceo, período em que fica proibida a pesca de arrasto com tração motorizada de espécies de camarão como rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça.
A norma, que se estende até 30 de abril, é válida para os estados da Região Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, e foi estabelecida pela Portaria SAP/MAPA nº 656, de 30 de março de 2022 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sap/mapa-n-656-de-30-de-marco-de-2022-389926946). Por isso, a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura SMPA) alerta que os profissionais deste segmento devem preencher a Declaração de Estoque de Camarões até dia 2 de fevereiro ( 5º dia útil do início do período de defeso) disponibilizada no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/aquicultura-e-pesca/declaracoes-de-estoque.
A SMPA presta apoio aos pescadores, orienta sobre as documentações e faz a gestão do mercado de peixe.
Período
O Defeso protege a reprodução e garante a sustentabilidade das populações de camarões. A prática preserva o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e assegura a continuidade da atividade pesqueira a longo prazo.
“Durante o período de proibição da pesca, os pescadores profissionais artesanais têm direito ao Seguro Defeso, um benefício garantido pela Previdência Social. Associados a órgãos como sindicato, colônia ou associação da categoria, que tenham cooperação com INSS, podem solicitar o seguro defeso por meio destas entidades ou diretamente nas agências do INSS, com agendamento prévio”, explicou a secretária de Pesca e Agricultura de Ubatuba, Márcia Rangel.
Descumprimento
No defeso, quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa Ibama nº189/2008, pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca. Nesse período, é permitida somente a pesca do camarão-branco, desde que não seja realizada por arrasto com tração motorizada.
O Ibama, em parceria com a Polícia Ambiental, intensifica a fiscalização em mar para inibir a pesca irregular e, em terra, com a inspeção de pontos de venda.
Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…
A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…
A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…
Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…
Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…