Pescadores de São Sebastião realizam manifestação pacífica em prol da pesca neste sábado (22)

Neste sábado (22), a partir das 8h, será realizada uma manifestação pacífica dos pescadores de São Sebastião, no canal do município. O objetivo é atrair a atenção de autoridades estaduais e federais quanto à necessidade de revisão da legislação de pesca vigente, considerada desatualizada para a realidade atual da comunidade pesqueira.

Entre as reinvindicações, estão a exclusão dos artigos segundo e terceiro da Instrução Normativa IBAMA n° 166, de 18 de julho de 2007, que proíbe o uso de redes de emalhar (redes boiadas), utilizadas para a pesca de tainha, por exemplo; e a atualização da Portaria SUDEPE n° N-56, de 20 de dezembro de 1984, que determina as regras para a pesca de camarão sete barbas; e a revisão da Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA n° 12, de 22 de agosto de 2012, que trata dos critérios e padrões para o ordenamento da pesca praticada com o emprego de redes de emalhe.

A manifestação contará com a participação dos pescadores do Estado de São Paulo, independente de classe pesqueira e localização, tendo como locais de concentração o Canal de Santos, o Canal de São Sebastião e o Saco da Ribeira de Ubatuba.

Na região, a ação tem início na praia do Perequê, na Ilhabela, e irá se deslocar até a altura do Centro Histórico de São Sebastião. É uma manifestação legítima e pacífica, não oferecendo obstrução a navio ou balsa, tendo a Marinha do Brasil ciente.

Devido à pandemia de Covid-19, foi solicitado aos participantes da manifestação que sejam seguidos os protocolos sanitários que auxiliam a conter a transmissão do coronavírus, como o uso de máscara e álcool 70%.

LUTA APOIADA PELA PREFEITURA

Em 03 de dezembro de 2019, a Prefeitura de São Sebastião, representada pelo Prefeito Felipe Augusto e por funcionários da SEMAM, esteve em Brasília e entregou em mãos ao Secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, um ofício solicitando que fosse realizada a atualização de regulamentos vigentes para o setor pesqueiro.

A luta dos pescadores também tem sido a mesma assumida pela administração atual, que se preocupa com o sustento dos pescadores, valoriza a tradição caiçara e batalha para que seus direitos sejam atendidos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago