Categories: DestaquesGeralRegião

PGJ recomenda providências ao Estado para impedir PMs em ato do dia 7

Ação de grupos armados, civis ou militares, contra ordem constitucional configura crime inafiançável e imprescritível, diz Sarrubbo

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, com base nas suas prerrogativas constitucionais, expediu Recomendação, neste sábado (4/9), ao secretário de Estado da Segurança Pública a fim de que ele “determine aos Senhores Comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar que adotem todas as medidas que lhes são ofertadas pela legislação vigente para prevenir, buscar, e se for o caso, fazer cessar, inclusive por meio da força, qualquer forma de atos/manifestações promovidas e/ou integradas por policiais militares estaduais em atividade, de serviço ou não, inclusive utilizando-se dos meios dispostos pelo Estado de São Paulo para a consecução do serviço ostensivo, no contexto de atos alusivos a manifestações político-partidárias de qualquer natureza”.

Sarrubbo, na condição de chefe do MPSP e, consequentemente, do Mistério Público Militar de São Paulo, recomendou ainda a “instauração de procedimentos administrativos, tão logo identifique envolvidos em atos da espécie, e preste informações de providências adotadas a este Ministério Público de São Paulo, no prazo de sete dias do recebimento deste expediente  recomendatório”.

No documento, o PGJ esclarece que o ordenamento jurídico nacional “repudia a ação de grupos armados, civis ou militares, que se reúnam com o objetivo de promover a ruptura da ordem constitucional vigente e do Estado Democrático, concebendo tais práticas como crimes inafiançáveis e imprescritíveis”. Assim, a Recomendação tem como objetivo assegurar tranquilidade à coletividade, preservando a hierarquia e a disciplina no âmbito das forças militares auxiliares do Estado.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

​Situação é gradualmente normalizada em Ilhabela após fortes chuvas e Prefeitura mantém ações de monitoramento

A Prefeitura de Ilhabela informa que, em razão das fortes chuvas que atingiram o município…

6 horas ago

Rio-Santos fica 50 minutos interditada após queda de árvore em Ubatuba

A pista da rodovia Rio-Santos no km 31+900 ficou 50 minutos interditada após a queda…

13 horas ago

São Sebastião registra mais de 163 mm de chuvas

A Prefeitura de São Sebastião informa que o alto volume de chuva que caiu entre…

16 horas ago

Dois idosos morrem durante temporal no Litoral Norte

Dois idosos morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram Ilhabela nesta terça-feira (16). Uma…

16 horas ago

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas no grave acidente ocorrido no início da noite…

1 dia ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

1 dia ago