Pioneirismo em compensação ambiental marca abertura da Copa Brasil de Vela em Ilhabela

Os bons ventos sopram e a sustentabilidade marca presença na abertura da Copa Brasil de Vela, que aconteceu nesta quarta-feira (13), na escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela.

Pela primeira vez em todas as edições já realizadas, o evento irá calcular e compensar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelo consumo de combustível fóssil das embarcações de apoio às regatas.

Fotos: Vitor de Souza/PMI

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, participou da cerimônia e destacou ações de sustentabilidade e a preocupação com o Meio Ambiente. “Ilhabela é Capital Nacional da Vela, mas para continuar sendo dessa maneira, precisamos cuidar da nossa água (mar e cachoeiras), mata e do nosso ar. Vamos investir muito na questão de coleta e tratamento de esgoto, garantindo a balneabilidade de nossas praias, uma parte essencial da nossa indústria que é o Turismo”.

Para a compensação da emissão dos gases durante o evento, serão plantadas mudas de Jussara. “No Hino de Ilhabela temos a seguinte frase: ‘tuas montanhas e palmeiras’, está faltando pelo menos um dessas palmeiras em Ilhabela, que é a palmeira de Jussara, muito utilizada para o consumo do palmito. A compensação ambiental, o carbono zero desse evento se dará com o plantio de um Bosque de Jussara. Essa será a nossa contribuição”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.

Sobre a Copa Brasil de Vela

O evento faz parte do Plano de Alto Rendimento (PAR) da CBVela, que analisa os resultados e desempenhos dos velejadores em competições, que podem ser convocados para treinamentos e participação em outros eventos nacionais e internacionais.

Além disso, a Copa Brasil de Vela conta pontuação para as seleções do Mundial da Juventude 2021, que vai acontecer em Omã, do Pan-Americano de 2023, em Santiago, no Chile e para as Olimpíadas de 2024, em Paris.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Rio amplia vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…

2 minutos ago

Haddad afirma que há espaço para parceria com os Estados Unidos

Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…

4 minutos ago

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…

7 minutos ago

“Mudou minha trajetória”: Júnior Marques relembra apoio de Gusttavo Lima

Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…

59 minutos ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…

1 hora ago

Em ato pró-soberania, manifestantes queimam bandeira e boneco de Trump

Manifestações contra o tarifaço dos Estados Unidos (EUA) imposto ao Brasil e contra a sanção…

1 hora ago