Categories: Polícia

PM Ambiental dobra fiscalização de madeira ilegal e resgata mil animais a mais em 2023

Também houve aumento nas inspeções de pesca, ações em áreas rurais e nos autos de infração

Realizando um trabalho essencial na preservação das riquezas naturais do Estado de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental encerrou o ano de 2023 com crescimento em ações em áreas rurais, nas fiscalizações de pesca e do comércio e transporte de madeira ilegal, na aplicação de autos de infração e no resgate de animais. As ações no combate a crimes ambientais tiveram participação fundamental da população, que realizou 69,5 mil denúncias ao longo do ano.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram realizadas 85,4 mil intervenções policiais, que resultaram em 18,2 mil autos de infração, aumento de 1,1% em relação ao mesmo período de 2022. Em áreas rurais, o número de ações passou de 9,5 mil para 15,9 mil ações em 2023, crescimento de 66,3%. Nas unidades de conservação, foram desempenhadas 2,6 mil atividades.

As fiscalizações de comércio e transporte de madeira ilegal dobraram em um ano, de 1,1 para 2,2 mil, sendo apreendidos 16.367 metros cúbicos. Além disso, foram apreendidas 142 máquinas e caminhões utilizados em atividades ilegais relacionadas à flora. No combate ao comércio ilegal de palmito-juçara, 9.427 unidades “in natura” foram retiradas das mãos daqueles que desrespeitam a natureza.

Visando garantir a pesca sustentável, o combate a práticas predatórias e o uso de técnicas e equipamentos ilegais, foram realizadas 54% fiscalizações de pesca a mais em 2023, passando de 6,3 mil para 9,7 mil. O compromisso com a vida selvagem resgatou do tráfico, do comércio ilegal e de cativeiros clandestinos 21 mil animais, mil espécimes a mais do que em 2022. Também foram realizadas 1.728 inspeções em criadores de passeriformes, reforçando a proteção às aves silvestres.

Para o comandante do Policiamento Ambiental, coronel PM Dinael Carlos Martins, os números positivos representam a eficácia das operações e a postura incisiva da PM Ambiental diante das infrações ambientais.

“Cada intervenção, cada ação, é um testemunho do compromisso incansável de nossos bravos homens e mulheres em proteger nosso meio ambiente, garantindo a segurança de todos nós. Estamos defendendo não apenas as leis, mas o futuro de nossas gerações”, disse o comandante.

Além disso, foram retiradas de circulação 351 armas de fogo ilegais, contribuindo diretamente para a redução da caça ilegal e do uso de armas em atividades criminosas.

Siga o canal “Repórter Online Litoral” no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029VaCyG3DEFeXpKVvaAH0P

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM apreende drogas e captura procurado em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM), deteve um homem com drogas e outro por ser procurado…

2 horas ago

Câmara finaliza audiências públicas sobre alterações no Estatuto dos Servidores de Caraguatatuba

A Câmara de Caraguatatuba promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei que dispõe sobre…

5 horas ago

Seis jogos marcam segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 e 60 Anos de Caraguatatuba

A segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 Anos e 60 Anos de Caraguatatuba…

5 horas ago

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

Novas diretrizes foram estabelecidas pelo governo federal e entram em vigor a partir de 5…

15 horas ago

Fiscalização ambiental intensifica monitoramento na região norte de Caraguatatuba

Os bairros Tabatinga, Capricórnio I e Massaguaçu foram alvos de fiscalização em Caraguatatuba, durante ação…

18 horas ago

Caiu em golpe? Justiça exige prova de falha bancária para garantir ressarcimento

Mesmo com prejuízo bilionário em fraudes via Pix, tribunais têm isentado bancos em casos sem…

19 horas ago