Polícia Ambiental e CEEPAM promovem treinamento para fortalecer a fiscalização e proteger a Mata Atlântica no Litoral Norte

Mata Atlântica, o Bioma mais ameaçado do Brasil torna o trabalho dos fiscais ambientais ainda mais relevante.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica restam atualmente somente 12,4% da cobertura original dessa floresta com um bom nível de preservação, evidenciando o alto grau de devastação desse bioma, que é o mais ameaçado do Brasil.

A degradação intensa ocasionada pela expansão urbana desordenada torna o Litoral Norte cada dia mais vulnerável, colocando em alto risco o pouco que restou das restingas, mangues, caixetais e até mesmo a floresta densa das encostas.

A Mata Atlântica é também o Bioma com maior número de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, tanto de fauna como de flora.

Este cenário aumenta a relevância dos profissionais de fiscalização ambiental, e por isso, visando a atualização e o aprimoramento técnico desses profissionais, a Polícia Ambiental do Litoral Norte e o CEEPAM (Centro Educacional e Ecológico de Preservação Ambiental) realizam nos dias 22 e 23 de maio de 2025 um treinamento sobre a Identificação e Classificação de Vegetação dos Ambientes Costeiros da Mata Atlântica.

Segundo Eduardo Leduc, Engenheiro Agrônomo e Conselheiro do Consema, “o conteúdo desse treinamento foi elaborado a partir das necessidades identificadas pela própria Polícia Ambiental e pela Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental. O Biólogo e Consultor Ambiental Patrick Pina, profundo conhecedor da região, elaborou um programa teórico e de campo nos ambientes costeiros para que o agente, através das espécies indicadoras, possa classificar o tipo de vegetação e o seu estágio sucessional, que são aspectos fundamentais para relacionar a área às leis de proteção ambiental pertinentes”.

A parte prática de campo foi realizada na região das praias Tabatinga e Mococa, adjunta a área considerada como de importância extrema para a preservação da avifauna, segundo o Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar.

“O entendimento das leis atuais e um laudo assertivo de uma vistoria de campo são fundamentais para que o processo de fiscalização e de autuação sigam o processo legal de forma clara e ágil, impedindo o avanço da degradação e acelerando o processo de recuperação das áreas”, afirma o Capitão PM Carlos Magno da Polícia Militar Ambiental.

“Vejo esse tipo de atividade como um bom exemplo de como podemos unir esforços, das autoridades de fiscalização e da sociedade civil, em busca de maior efetividade nas questões de meio ambiente. O dia a dia, as atividades internas e a rotatividade de profissionais tornam necessária esse tipo de atividade e interação com outros profissionais para termos excelência em nossas atividades”, afirma a Chefe de Divisão Gabriele Cerqueira Sant’ Anna, da Diretoria de Proteção e Fiscalização Ambiental do Estado.

Fotos cedidas Polícia Ambiental

Dessa forma, a ação conjunta entre a Polícia Ambiental do Litoral Norte e o CEEPAM se consolida como uma iniciativa essencial, que alia teoria e prática, para fortalecer a atuação dos agentes ambientais frente aos desafios da proteção da Mata Atlântica. A capacitação contínua dos profissionais, por meio de treinamentos que unem conhecimento técnico e aplicação em campo, garante maior eficiência na fiscalização, na correta aplicação das leis e na preservação dos remanescentes desse bioma tão ameaçado. A expectativa é que ações como essa sejam replicadas e ampliadas, fortalecendo a rede de proteção ambiental e contribuindo diretamente para a conservação dos ecossistemas costeiros e da biodiversidade da região.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Circuito Litoral Norte de São Paulo elege novo presidente em reunião com representantes dos cinco municípios

Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, assume a presidência do consórcio turístico pelo período de um…

47 minutos ago

Cantora Lua e Rodrigo é atração desta sexta-feira do 20° Festival da Tainha de Caraguatatuba

Nos cinco dias de evento, que segue até domingo (13/7), o público pode apreciar pratos…

3 horas ago

Wiggolly Dantas é campeão do Ubatuba Pro Surf 2025

No último final de semana, entre os dias 4 e 6, foi realizado a 1ª…

5 horas ago

Veja os procedimentos que tiveram o maior reajuste com a nova Tabela SUS Paulista

Atualização dos valores chegou a ser até cinco vezes maior do que a tabela nacional.…

5 horas ago

Negritude Júnior abre programação do 14º Festival da Tainha de Ilhabela nesta sexta-feira (11)

A banda Negritude Júnior é a grande atração do primeiro dia do 14º Festival da…

5 horas ago

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar

Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda…

6 horas ago