Polícia Ambiental flagra caçadores dentro de unidade de conservação em Caraguatatuba

Durante uma operação realizada no dia 19 de junho, equipes do Grupamento Tático da Polícia Militar Ambiental localizou armamento, munições e diversos materiais utilizados na caça ilegal de animais silvestres no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.

A ação teve início após denúncia anônima sobre a prática de caça na região. As equipes do Grupamento Tático Ambiental realizaram uma incursão a pé por uma trilha de mata fechada, percorrendo aproximadamente oito horas de deslocamento. Durante o patrulhamento, os policiais localizaram uma espingarda calibre .32 enterrada dentro de um cano de PVC às margens da trilha. Nas proximidades, uma residência foi avistada e, durante a vistoria, munições foram entregues voluntariamente por um dos moradores.

 

Enquanto a equipe realizava a abordagem, um segundo suspeito foi avistado na trilha portando uma espingarda municiada e uma mochila com munições, lanternas e roupas camufladas. Durante a entrevista com os policiais, o homem confessou estar retornando de um rancho que havia construído dentro da Unidade de Conservação para a prática de caça.

Após cerca de três horas de deslocamento, os policiais localizaram o rancho, que estava em uso para a caça de animais silvestres. No local, foram encontrados dois dispositivos conhecidos como “canhãozinhos”, armadilhas artesanais utilizadas para o abate de animais, além dos restos mortais de um quati (Nasua nasua), incluindo uma cabeça e dois rabos.

Com base na legislação ambiental vigente, a estrutura foi inutilizada no local, considerando a dificuldade de remoção e o risco de reutilização para atividades criminosas.

Ao todo, a operação resultou na apreensão dos seguintes materiais:

01 espingarda calibre .32, marca Rossi

01 espingarda calibre .24, sem numeração aparente

02 armadilhas tipo “canhãozinho”

37 munições de diversos calibres

01 porção de maconha (28,19g)

Equipamentos como motosserra e roçadeiras

Lanternas, facão, estilingue, celulares e dinheiro em espécie

Restos mortais de um quati

Na esfera administrativa, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.000,00, valor este majorado em dobro por tratar-se de crime ambiental dentro de Unidade de Conservação. Os equipamentos utilizados na prática criminosa foram apreendidos.

Na esfera penal, a ocorrência foi apresentada no Distrito Policial Central de Caraguatatuba. Os autores responderão por posse e porte ilegal de arma de fogo, crime ambiental por caça e degradação ambiental, além de posse de entorpecente, com base nas legislações pertinentes: Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Parte dos objetos foi recolhida para perícia e os restos do animal abatido serão encaminhados para análise técnica.

A Polícia Militar Ambiental reforça o compromisso com a proteção da fauna e flora e a fiscalização rigorosa nas áreas de preservação. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do Centro de Operações da Polícia Militar no número de emergência 190 com atendimento 24 horas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Coleta Seletiva e Ecopontos terão horário de funcionamento diferenciado no fim do ano em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba informa os horários de funcionamento…

39 minutos ago

Procurado por corrupção de menores é preso pela Força Tática em Caraguatatuba

A Força Tática da Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira (26) um homem procurado…

11 horas ago

Governo de SP mobiliza gabinete de crise para chuvas na próxima semana e define ações de prevenção com municípios

Governador reuniu órgãos estaduais, concessionárias e representantes de 284 municípios no Palácio dos Bandeirantes O…

19 horas ago

Jovem de 16 anos é baleado na Avenida da Praia em Caraguatatuba

Um jovem de 16 anos, foi baleado na Avenida da Praia no começo da madrugada…

21 horas ago

SP alerta para importância da vacinação contra sarampo durante a temporada de cruzeiros no litoral paulista

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar, especialmente em ambientes fechados…

21 horas ago

Homem de 41 anos é preso por furto a residências no bairro do Bexiga, em Ilhabela

Na tarde deste sábado (27), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 41…

1 dia ago