Categories: GeralPlantãoPolícia

Polícia Ambiental resgata lagarto e apreende aves em cativeiro no Litoral Norte

A Polícia Militar Ambiental resgatou, nesta terça-feira (22/9), um lagarto que foi encontrado por um morador em sua residência no bairro do Arrastão na Costa Norte de São Sebastião e apreendeu três aves mantidas em cativeiro em casas no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba.

Os policiais utilizando de técnicas de manejo de animais silvestres conseguiram resgatar o lagarto conhecido como ‘Teiú’ sem causar ferimentos. Por estar em condições salubres o réptil foi solto em seu habitat natural.

Sabe-se que as principais influências diretas dos lagartos sobre os seres humanos são benéficas, tanto nas zonas urbanas quanto rurais, pois eles são importantes predadores de espécies vetores de organismos causadores de doenças e de insetos-pragas. O lagarto foi solto em seu habitat natural. (veja)

Vídeo: Policiamento Ambiental 

 

Durante “Operação Jequitibá”, os policiais fiscalizaram diversas residências com aves em cativeiro no bairro Perequê Mirim. No patrulhamento ostensivo os policiais escutaram o canto de pássaros no interior de uma residência e na fiscalizam localizaram duas aves da fauna silvestre, o proprietário disse não possuir autorização do órgão competente para criação e foi autuado com multado no valor de R$ 1.000,00.

Em outra residência os policiais visualizaram uma gaiola pendurada contendo uma ave da fauna silvestre também sem autorização do órgão competente e proprietário foi autuado com multa no valor de R$ 500,00.

Próximo desta última os policiais não foram autorizados a fiscalizar o plantel de aves de um criador amador pelo proprietário, diante desta atitude foi bloqueado o SISPASS (Sistema Gestão de criadores de Passeriformes Silvestres).

Os proprietários que durante a fiscalização foram autuados pelos policiais ambientais infringiram o art. 25, parágrafo 3°, inciso III da resolução SMA 048/14 e na esfera penal responderam pelo crime ambiental previsto no art. 29, parágrafo 1°, inciso III, da lei federal 9605/98.

As aves três aves apreendidas foram destinadas à Fundação Animália e ficaram em observação para após serem reintroduzidas na natureza. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12)3886-2200

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fundo Social de Caraguatatuba lança Natal de Sorrisos e convida população a adotar desejos de crianças acolhidas

O Fundo Social de Caraguatatuba deu início à Campanha Natal de Sorrisos, uma ação solidária…

10 minutos ago

Sabesp faz mutirão neste sábado para ampliar acesso à água potável e coleta de esgoto na Vila Sahy

Atendimento especial busca acelerar acesso seguro e regular ao saneamento. A Sabesp está avançando em…

22 minutos ago

Polícia Militar recupera motos roubadas e prende quatro pessoas na região Sul de Caraguatatuba

Uma ação deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (19), deteve quatro pessoas por…

2 dias ago

Vereadora Cássia do PT critica precariedade do transporte público em Caraguatatuba

A vereadora Cássia, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou em entrevista ao Jornal Repórter Online…

2 dias ago

Serramar Shopping divulga horários especiais de visitas ao Papai Noel

O Serramar Shopping deu início à programação especial de fim de ano com a chegada…

2 dias ago

Três veículos se envolvem em acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) no trecho urbano…

2 dias ago