Categories: GeralPlantãoPolícia

Policia Marítima fecha novembro com mais 100 ocorrências, apreensão de 400 quilos de pescados e 4,5 quilômetros de rede apreendidas

A Polícia Marítima que atende todo Litoral Norte, divulgou na manhã desta quarta-feira (01/12), um balanço das ocorrências atendidas no mês de Novembro na região. De acordo com os números foram atendidos mais de 100 ocorrências entre boletins de ocorrência Ambiental e Termos de Vistoria Ambiental, sejam de natureza ambiental, criminal, apoios, resgates, solturas de animais marinhos entre outros. Apreendeu 19 redes de pesca ilegal, totalizando 4,5 quilômetros de rede, 22 petrechos de pesca, 05 embarcações pesqueiras, 03 motores de popa e demais materiais envolvidos em crimes ambientais.

Foram apreendidos mais de 400 quilos de pescados oriundos da pesca ilegal e predatória, destes, 305 kg são de camarão, 20 kg de manjuba, 50 kg de mexilhão, espécie em seu período de defeso, além de 33 kg de Caranguejo-Uçá, também no defeso, resultando na devolução de mais de 300 exemplares ao seu habitat natural.

Todos os pescados apreendidos foram doados a instituições beneficentes e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo, beneficiando dezenas de famílias carentes e em situação de risco.

As maiorias das ocorrências se deram no município de Guarujá, porém, foram flagrados crimes ambientais em todo litoral do Estado, como Iguape, Cananéia, Praia Grande, São Vicente, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

Outros números expressivos do mês de novembro de 2021 são: 223 pessoas abordadas, sendo 185 pescadores, os quais foram fiscalizados, resultando em 16 autuados e 17 Autos de Infração Ambiental.

146 comércios de pescados e 10 veículos de transporte de pescado foram fiscalizados, bem como realizada 120 fiscalizações de Pesca na Costeira e Mar Territorial, sobretudo nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha, Parque Estadual Marinho Laje de Santos e demais Unidades de Conservação de todo litoral paulista.

Fotos: Polícia Ambiental

Em praticamente todas as redes de pesca recolhidas, foram realizadas solturas de espécies marinhas emalhadas, ainda com vida, como peixes, crustáceos, equinodermos e raias. Corroborando para a preservação do Meio Ambiente, emprol da coletividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

7 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

8 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

9 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

11 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

13 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

17 horas ago