Categories: GeralPlantãoPolícia

Polícia Militar Ambiental Marítima divulga balanço parcial de fiscalização do Defeso do Camarão

O Defeso do Camarão teve início em 1º de março e segue até 31 de maio, protegendo a espécie e preservando-a para a presente e futuras gerações

Com mais de 170 ocorrências atendidas desde o início do período de proteção da espécie, até hoje, entre Boletins de Ocorrência Ambiental e Termos de Vistoria Ambiental, foram apreendidas 7 redes de arrasto de camarão e outros 22 petrechos utilizados nas infrações, bem como 4 embarcações pesqueiras engajadas na modalidade de arrasto, sendo a última, no dia 14 deste mês, quinta-feira passada, onde a mesma acabou sendo lacrada pela Marinha do Brasil e depositada na Capitania dos Portos em Santos.

Tal embarcação já era conhecida pelos Militares, por não cumprir com as exigências das legislações pesqueiras vigentes, sobretudo quanto aos defesos, e foi flagrada novamente em plena prática de arrasto de camarão sete-barbas no município de Guarujá, com seis pescadores a bordo, todos autuados, somando o valor de R$87.000,00 e tiveram os 300 quilos de camarão apreendidos e doados imediatamente.

Na ocasião, os infratores ainda tentaram dificultar a fiscalização cortando os cabos das redes, lançando todos os petrechos de pesca ao fundo do mar. Já foram apreendidos até o momento, mais de duas toneladas do crustáceo, sendo a maioria da espécie “Sete-barbas”, seguida do “Branco” e os de cativeiro, conhecidos popularmente como “camarão cinza”.

Todo o pescado apreendido foi doado a dezenas de instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo, beneficiando milhares de pessoas carentes e em situação de risco.

Mas não é só nas águas que acontece as fiscalizações diuturnas em prol da perpetuação da espécie, mas também no transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio de pescados, bem como em restaurantes e afins, onde são verificados os registros de compra do pescado, comprovando sua origem e data fora do período de defeso por exemplo.
Outros números expressivos durante o período de defeso até o momento foram: mais de 300 pessoas abordadas nestes locais, além de 270 pescadores profissionais, a bordo das mais de 80 embarcações abordadas, as quais foram fiscalizadas, resultando em 22 autuados e 27 Autos de Infração Ambiental, somando mais de 200 mil em multas pelos crimes ambientais referentes ao Defeso do crustáceo.

Fotos: Polícia Militar Ambiental Marítima

300 Comércios de Pescados e 80 veículos de transporte de pescado também já foram vistoriados, bem como realizada 280 fiscalizações de Pesca na Costeira e Mar Territorial, sobretudo nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha, Parque Estadual Marinho Laje de Santos e demais Unidades de Conservação de todo o litoral paulista.

 

Sua ajuda é fundamental para a preservação, DENUNCIE!!!
Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355
Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773
Litoral Sul 13 3853-5750

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

53 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago