Policiais Militares da CIAMAR, a Companhia de Policiamento Ambiental Marítimo do 3° Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, localizaram uma rede de espera, do tipo “boiada”, armada na costeira da Prainha do Matarazo, município de Ubatuba, contrariando a legislação vigente.
Utilizando de Técnicas de Policiamento Náutico, a equipe acessou a costeira através de trilha fechada e íngreme, e mesmo com condições desfavoráveis do mar, adentraram ao mar, nadando até a rede e iniciando a retirada do petrecho proibido.
Durante a retirada foi identificada uma tartaruga marinha presa a rede, sendo imediatamente resgatada e encaminhada ao Instituto TAMAR, onde foi constatado algumas lesões em seu pescoço e nadadeiras devido ficar presa a rede, tem aproximadamente quatro anos de idade e permaneceu sob cuidados para posterior soltura.
O animal, da espécie “Chelonia Mydas” conhecida popularmente como Tartaruga Verde, está em risco de extinção e uma das causas é a utilização desse tipo de rede, onde elas se enrroscam e morreram afogadas por não conseguir emergir para respirar.
Em seguida foi localizada outra rede do mesmo tipo, defronte a Prainha do Matarazzo, sendo imediatamente retirada e apreendida para posterior destruição.
Vídeo:CIAMAR
Liminar foi deferida no âmbito de uma ação civil pública protocolada pelo MPSP Nesta quinta-feira…
Ubatuba participou das sessões presenciais promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira (29/08), às 19h, Sessão Solene de entrega…
A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) inaugura, em setembro, na Casa do Patrimônio,…
A Prefeitura de Ilhabela preparou uma agenda especial de shows para celebrar os 220 anos de emancipação…