Uma equipe do Policiamento Ambiental da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Terrestre de Caraguatatuba apreenderam pássaros e anilha em uma residência, nesta terça-feira (11/06), durante o atendimento de denúncia anônima no bairro Perequê- Mirim na região Sul da cidade.
Segundo informou a polícia, ao chegar no local uma residência, localizaram 09 aves da fauna silvestre em gaiolas, sem autorização do órgão competente, sendo 07 coleirinha (Sporophila-caerulescens) e 02 trinca ferro (Saltator-similis), durante a vistoria os policiais ainda localizaram uma anilha para identificação de passeriformes registrado no Sispass sob o número 013109, o proprietário informou que iria usá-la em algum pássaro que viria a nascer.
Segundo informou ainda polícia, por configurar ato ilícito essa prática o dono das aves e anilha foram conduzidos ao IBAMA para realizar um laudo de veracidade da anilha e foram recebidos pelo analista ambiental o qual constatou ser uma anilha de procedência sem sinais de adulteração e ou falsificação conforme laudo técnico, diante dos fatos o proprietário das aves foi autuado por infringir o artigo 25 parágrafo 3°, Inc. III da resolução SMA 048/2014 conforme item 2.4 do guia de procedimento operacional, bem como pelo artigo 32 parágrafo 2°, Inc. I pelo item 2.15 por deixar de manter registro de acervo faunístico e movimentação de plantel em sistema informatizados de controle de fauna e fornecer dados inconsistentes ou fraudados em sistemas informatizados de controle de fauna, tendo como sanções administrativas multa simples no valor de 5.500,00 reais, apreensão dos pássaros e das gaiolas e bloqueio do sistema SISPASS , in tese ocorreu crime ambiental captulado pelo artigo 29 parágrafo 1° Inc. III.
Segundo informou o Comando da Polícia Ambiental, muitas vezes ocorre o comércio ilegal de anilhas que são retiradas e vendidas quando o pássaro morre ou em algumas vezes quando o pássaro não canta o suficiente para ganhar campeonatos são mortos ou até mesmo mutilados cortando a perna da ave para fazer a retirada da anilha sem que ocorra qualquer adulteração na medida da anilha e futuramente inserida em outra ave da mesma característica.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…