Prefeita de Ilhabela defende elaboração de plano de contingência no Litoral Norte para combater mancha de óleo

Na foto:Prefeita Gracinha, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, e o diretor do Porto, Paulo Oda

Gracinha falou do assunto durante reunião de trabalho com o diretor-presidente do Porto de São Sebastião

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, reuniu-se nesta quarta-feira (13), com o diretor do Porto de São Sebastião, Paulo Tsutomo Oda, para tratar da possibilidade da assinatura de convênio entre a prefeitura e o porto com o objetivo de ampliar a atuação em segurança e em emergência. No encontro, a prefeita propôs reunir todas as cidades do Litoral Norte para elaboração de um plano de contingência para vazamento de óleo e também para o caso de a mancha de óleo que atingiu o Nordeste Brasileiro chegar à região.

Na reunião, realizada na prefeitura, os representantes do Executivo e do Porto demonstraram interesse na assinatura do convênio, que permitirá a ampliação de investimentos em segurança e atuação ampliada em situações de emergência. De acordo com a conversa desta quarta-feira, por meio do convênio o porto ofereceria o atendimento de emergência para vazamento de óleo, queda de pessoas na água, incêndio em embarcações, entre outros; enquanto a prefeitura estruturará uma equipe própria. “Permitirá (o convênio) investimentos na ampliação da segurança e o atendimento de emergências”, afirmou Paulo Oda.

A prefeita falou do encontro no gabinete. “Veio (o presidente do porto) alinhar sobre como a prefeitura poderá participar da ampliação da segurança, por meio do patrulhamento da guarda portuária, e também fazer o atendimento de emergência em várias situações”, destacou Gracinha Ferreira.

Gracinha, que está há seis meses à frente da Prefeitura, demonstrou preocupação com a possibilidade de vazamento de óleo no canal e por isso propôs o debate com as demais cidades do litoral paulista para tratar o tema, lembrando, inclusive, a questão da ocorrência do vazamento de óleo no nordeste brasileiro, que se chegar à região também exigirá a execução de um plano de contingência.

A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, também falou da reunião de trabalho. “A prefeita Gracinha demonstrou, mais uma vez, o protagonismo de Ilhabela e propôs a reunião das cidades na ampliação das atividades de segurança e emergenciais e também a elaboração do plano de contingência para o litoral paulista”, concluiu.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

10 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

11 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

11 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

14 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

16 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

20 horas ago