Prefeita de Ilhabela participa do 2° Simpósio de Combate à Violência contra a mulher

Palestras abordaram temas como violências domésticas, traumas familiares e Lei Maria da Penha

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, participou nesta sexta-feira (6), no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba, do 2° Simpósio de Combate à Violência contra a mulher, realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o objetivo de conscientizar a sociedade do problema e contribuir com a redução das ocorrências contra as mulheres.

A abertura do evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, foi realizada pelo Major PM, André Luiz Paz, comandante da Polícia Militar na região, que destacou a necessidade do planejamento de novos esforços entre os poderes constituídos para combater a realidade vivida pelas vítimas.

No simpósio, feito pela manhã, foram realizadas três palestras, pela Major PM Eunice Rosa Godinho, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Osasco; Selma de Freitas, presidente da Comissão da Mulher Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil de Caraguatatuba (OAB) e Júnia Macedo, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Sebastião.

A major Eunice exibiu comoventes filmes, ente outros materiais, sobre crimes de violência doméstica e sexuais contra a mulher; traumas familiares. Também apresentou estatísticas alarmantes relacionadas ao tema. Entre os índices apresentados consta que em 75% dos casos a vítima de estupro tem menos de 13 anos de idade e que no Estado de São Paulo são registrados 900 casos/mês, o que faz as autoridades concluírem que são infinitamente maiores, visto que somente 10% das ocorrências são informadas.

Durante a palestra, muitas frases e informações relativas ao diagnóstico sobre a violência sexual no Estado de São Paulo foram divulgadas, além de testemunhos de vítimas. “Quem bate em mulher machuca a família inteira”, a palestra foi encerrada com a sugestão de outra frase: “Cuide-se e proteja quem você ama!”

Na segunda palestra, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, da OAB de Caraguatatuba, Selma de Freitas, abordou Aspectos da Lei Maria da Penha, destacando a violência doméstica no município. Já a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Sebastião, Júnia Macedo, falou sobre o atendimento às vítimas dentro do estabelecido pela Lei Maria da Penha.

A prefeita elogiou a iniciativa da Polícia Militar. “Fiz questão de participar por saber a importância de a sociedade enfrentar essa dura realidade. A Polícia Militar está de parabéns pela realização do segundo simpósio. Também quero parabenizar as palestrantes pelas informações e orientações apresentadas. Ficou claro que todos nós, autoridades e população, temos que nos unir para combater a violência contra as mulheres e a família”.

Ao lado de autoridades civis e militares, assistimos as palestras sobre violência doméstica, violência contra a mulher, crimes sexuais, Lei Maria da Penha, entre outros.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Duas pessoas morrem após acidente violento na Rio-Santos no trecho de Ubatuba

Homem de 40 anos e mulher de 39, ocupantes da motocicleta, invadiram a contramão da…

5 horas ago

Polícia Municipal intercepta moto com placa adulterada após registro de câmeras do COI em São Sebastião

A Polícia Municipal prendeu um homem e apreendeu uma moto com placa adulterada, no final…

7 horas ago

Vereadores prestigiam comemoração dos 48 anos da APAE de Caraguatatuba

Na comemoração pelos 48 anos da APAE de Caraguatatuba, realizada no dia 16 de maio,…

8 horas ago

Prefeitura de São Sebastião acompanha ações do Projeto Restaura Litoral, idealizado pelo Instituto Conservação Costeira

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), participou do…

9 horas ago

Motociclista fica ferido após acidente na noite de sábado em Ilhabela

Um motociclista de 40 anos, ficou ferido na noite deste sábado (17), após se envolver…

10 horas ago

Ilhabela reforça Dia Nacional da Luta Antimanicomial com tratamentos humanizados e de qualidade no município

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de…

10 horas ago