Prefeito Aguilar Junior anuncia novos Cras, em cerimônia de reinauguração do Cras Centro

Nesta segunda-feira (12/08), as quase 10 mil famílias referenciadas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Roberto Barbosa de Jesus”, da região central de Caraguatatuba, receberam um novo local de atendimento, totalmente reformado e mais perto da população.

O novo Cras Centro foi reinaugurado no bairro Jardim Jaqueira, em cerimônia realizada durante a manhã, com a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários municipais, vereadores e representantes de diversas instituições.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, contou que a ideia de instalar um Cras mais centralizado surgiu em 2017 e desde então, procuram um espaço que atenda aos requisitos de atendimento. “É uma grande conquista, para continuar o excelente trabalho, agora mais próximo das famílias”, destacou.

Para o prefeito Aguilar Junior, é uma alegria entregar mais um equipamento aos moradores da cidade. “Serviço público deve ser descentralizado, com fácil acesso a todos, assim como escolas, UBSs, creches devem estar perto da população”, reforçou.

Aguilar Junior ainda anunciou a construção de novos Cras na região Sul, nos bairros Barranco Alto, Pereque-Mirim e Morro do Algodão e na região norte, nos bairros Massaguaçu e Jetuba.

O Cras oferta serviços, programas e projetos da Proteção Social Básica por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O novo Cras possui melhores condições de infraestrutura do equipamento, garantindo assim, a qualidade dos serviços prestados, principalmente melhor acesso aos usuários e melhor atendimento das pessoas que mais precisam.

Atualmente, o Cras Centro possui 9.645 famílias cadastradas, destas, 4.891 ativas, que utilizam o serviço todo mês. O espaço atende moradores dos bairros: Benfica, Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivotas, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.

O espaço possui salas de recepção, reunião socioeducativa, coordenação, cinco salas de atendimento social, Cadastro Único, atendimento de IPTU, prontuários, três salas de oficinas, duas de administrativo, psicólogo, almoxarifado e cozinha.

Para o atendimento dispõe de assistentes sociais, psicólogo, coordenadora técnica, agente administrativo, cadastradores do Cadastro Único, atendente de IPTU, educador social, facilitadores de oficina, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Atualmente o município conta com cinco Cras, que atendem de forma descentralizada, nos bairros Porto Novo, Jardim Jaqueira, Olaria, Jetuba e Massaguaçu.

O Cras Centro atenderá na Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira – próximo à rodoviária. Horário de atendimento das 7h30 às 16h30, telefones (12) 3883-8944 e (12) 3883-9262.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago