Prefeito Aguilar Junior se reúne com autoridades para tratar de atendimento às vítimas de violência

Na manhã desta quarta-feira (05/08), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, conduziu uma reunião importante para tratar sobre os fluxos de atendimento das mulheres vítimas de violência.

Além do prefeito, participaram do encontro o delegado Seccional do Litoral Norte, Dr. Múcio Matos Monteiro de Alvarenga, a delegada Dra. Júnia Cristina Macedo, o Comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Major André Luiz Paes, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ângela Sbruzzi, juntamente com a diretora de gestão, Aline Alves, e a coordenadora do CREAS, Giselle de Jesus, responsáveis pelos atendimentos primários de muitas mulheres que buscam apoio social.

O cuidado com a mulher sempre foi uma preocupação da atual administração e ter uma delegada à frente da Delegacia da Mulher (DDM) em Caraguatatuba foi um pedido frequente do prefeito Aguilar Junior junto ao Estado e desde maio, a delegada Dra. Júnia Cristina Macedo atua na delegacia do Litoral Norte de São Paulo, em Caraguatatuba. Com mais de 20 anos de experiência na Polícia Civil, a expectativa é de que em breve a delegada esteja totalmente integrada à DDM.

O alinhamento dos fluxos de atendimento foi o principal ponto da conversa. De acordo com o prefeito, esse trabalho vem sendo realizado de forma integrada pelo social, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e também pela saúde, por meio do Pró-Mulher, além de diversos outros equipamentos pensados exclusivamente para atender mulheres vítimas de violência.

Foto: Cláudio Gomes / PMC

“Sabemos que o assunto é muito mais amplo e complexo. Precisamos integrar todos os serviços, incluindo o atendimento das ocorrências e investigações realizadas pela Polícia Militar e Civil. Fico muito feliz em poder contar com a sensibilidade e experiência da Dra Júnia para este trabalho de proteção as mulheres”, destacou Aguilar Junior.

Segundo a delegada é preciso mapear os casos e acompanhar. “Podemos criar procedimentos até mesmo junto aos agentes comunitários de saúde, criar parcerias com o Hospital Pérola Byington para treinamento e implementação dos fluxos. Temos que garantir que os agressores não façam novamente”, destacou Dra Júnia.

Para Dr. Múcio, criar esse fluxo é fundamental para garantir a proteção completa da mulher vitimizada. “Acredito que Caraguatatuba, por sua magnitude, é o lugar ideal para criarmos essa integração e tornar essa ação, um projeto piloto capaz de funcionar em diversos lugares”, explicou.

Atento aos índices de criminalidade e de mulheres vítimas de violência, Major André Luiz Paes ressaltou possíveis parcerias vindas do Governo. “Estamos buscando junto ao Ministério da Mulher alguns programas que possam integrar o atendimento com um núcleo especializado, apoio psicossocial e até mesmo um lar provisório. Acredito que em breve vamos trabalhar junto nisso prefeito”.

Ao final da reunião, ficaram agendadas visitas da Delegada aos equipamentos públicos disponíveis para o atendimento de mulheres e também uma próxima reunião com a presença das equipes da Saúde, Educação e também do Conselho da Condição Feminina.

“Ampliar e divulgar essas ações é uma força de dar suporte e coragem para as mulheres que sofrem com o abuso. Elas precisam saber como e onde buscar ajuda, precisam saber que vão encontrar todo apoio e que podem contar com toda essa rede integrada. Acolhimento e orientação são fundamentais nesse processo”, finalizou Aguilar Junior.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Luciano Szafir se derrete ao falar de João Lucas: “É mais filho do que genro”

Em entrevista aLeoDias TV, o ator, que acompanhou o show do marido de Sasha, fala…

26 minutos ago

Governo destina R$ 40,7 milhões para bancos de leite humano

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 40,7 milhões para qualificação e ampliação…

30 minutos ago

Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota oficial, na noite desta quarta-feira…

32 minutos ago

Gratuita, Escolinha Paralímpica leva esporte a jovens com deficiência

A Escola Paralímpica de Esportes, que promove a iniciação de crianças e adolescentes em até…

35 minutos ago

Marina Ruy Barbosa desmente fim de noivado e dispara: “Para a tristeza de quem torce contra”

Marina Ruy Barbosa demonstrou incômodo com os boatos de que estaria vivendo uma crise com…

1 hora ago

Farmácia Popular: prazo para renovação de credenciamento termina hoje

Farmácias e drogarias que já integram o Programa Farmácia Popular do Brasil têm até esta…

2 horas ago