Categories: Caraguatatuba

Prefeito de Caraguatatuba anuncia força tarefa e reforço de maquinários na limpeza urbana

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta quarta-feira (19) visitando o pátio da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública da cidade, a Renovar. O objetivo da visita foi dar início a uma operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município.

Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma  reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa. Uma força tarefa será montada no sentido de melhorar os serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros.

A Renovar conta atualmente com 180 funcionários e deverá contratar mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa também contará com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.

As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.

Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.

O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.

Mais um ecoponto

Outra medida que visa uma cidade mais limpa e que foi anunciada pelo prefeito Aguilar Junior no início do mês de maio é a construção do quinto Ecoponto da cidade, desta vez no bairro do Perequê-Mirim.

O projeto foi encaminhado para licitação e a construção será feita com recursos aprovados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O local poderá receber equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.

Essa será a quinta unidade de um Ecoponto, cuja estrutura já funciona no Golfinhos, Martim de Sá, Massaguaçu e Tinga.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

1 hora ago

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

12 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

12 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

13 horas ago

Instalação de rede de esgoto terá interdição total da Rua Olímpio Faustino, em São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

13 horas ago