O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta quarta-feira (19) visitando o pátio da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública da cidade, a Renovar. O objetivo da visita foi dar início a uma operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município.
Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa. Uma força tarefa será montada no sentido de melhorar os serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros.
A Renovar conta atualmente com 180 funcionários e deverá contratar mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa também contará com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.
As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.
Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.
Mais um ecoponto
Outra medida que visa uma cidade mais limpa e que foi anunciada pelo prefeito Aguilar Junior no início do mês de maio é a construção do quinto Ecoponto da cidade, desta vez no bairro do Perequê-Mirim.
O projeto foi encaminhado para licitação e a construção será feita com recursos aprovados do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O local poderá receber equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, restos de construção civil e madeiras. São aceitos resíduos gerados até 1m³ por materiais.
Essa será a quinta unidade de um Ecoponto, cuja estrutura já funciona no Golfinhos, Martim de Sá, Massaguaçu e Tinga.
O Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, apresenta: Circuito Paulista de Surf Colegial.…
Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (21/7), deixando uma vítima fatal e…
Vídeo mostra exemplo do golpe sendo aplicado em um estabelecimento na região Sul de Caraguatatuba.…
Nessa semana, os fechamentos noturnos de manutenção dos túneis vão acontecer na Serra Nova e…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu inscrições para…
O tradicional Festival do Camarão entra na sua última semana em Caraguatatuba na Praça da…