Cinturão eletrônico da cidade é ligado ao Sistema Detecta da Polícia Militar
Já está em fase de testes o novo sistema de monitoramento em São Sebastião, que começa a operar em Julho. O prefeito Felipe Augusto se reuniu, nesta sexta-feira (29), com o novo comandante da primeira Companhia da Polícia Militar, o capitão Fabrício Paluri, para tratar sobre o novo cinturão eletrônico do município, ligado ao Detecta, que irá monitorar de maneira inteligente toda a cidade. Além de tratar sobre a atividade delegada e a junção das forças de segurança, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.
De acordo com o prefeito Felipe Augusto, o novo sistema conta com 52 câmeras, sendo 12 em modelo OCR (Optical Character Recognition), que permite um reconhecimento óptico de caracteres.
O novo sistema traz uma maior capacidade de zoom, leitura automática de placas e carácteres e pessoas em veículos. O sistema poderá comportar ainda identificação facial e aproximação.
“A nova tecnologia permite criar um sistema de inteligência. Teremos controle total de quem entra e quem sai do município”, explicou o prefeito Felipe Augusto.
As câmeras OCR estarão presentes em diversos bairros como Boracéia, Boiçucanga, Maresias, Cigarras, São Francisco, além dos três bairros da Costa Norte: Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.
Integração – Vale ressaltar que câmeras de condomínios também serão integradas ao sistema. Assim como câmeras de lojas, das sociedades amigos de bairro, e outros sistemas de segurança coletivo.
“É preciso apenas ir até o Centro de Operações Integradas e preencher um termo de adesão, para inserir as câmeras ao sistema. Assim, mais de mil outras câmeras também estão sendo integradas ao sistema”, explicou o secretário municipal de Segurança, Emerson Elias.
Polícia Militar – O novo sistema de monitoramento de São Sebastião também é integrado a Polícia Militar (PM). Uma central de rádio do Centro de Operações Integradas (COI) foi disponibilizado à PM para otimizar a comunicação. Com a nova tecnologia, não haverá mais pontos cegos na cobertura do sistema de rádios.
Além de quatro estações de Rádio Base, com a entrega de 70 rádios portáteis para os agentes da GCM e de Trânsito, além de serem instalados 28 rádios móveis em viaturas e rádios em bases fixas.
“Esse novo cinturão eletrônico é de fundamental importância pra redução de índices criminais. A parceria com a Polícia Militar é sempre bem vinda para gerar segurança”, considerou o prefeito Felipe Augusto ao ressaltar que o cinturão eletrônico da cidade é ligado ao Sistema Detecta da Polícia Militar.
Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se está com os documentos em ordem, se foram furtados, roubados ou clonados.
Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba publicou as primeiras convocações de candidatos…
Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…
Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…
Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…
Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…
Vítima era moradora em situação de rua e seu corpo foi encontrado em um matagal…