Prefeito reúne imobiliárias para alertar sobre venda de lotes em área pública em Maresias

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, se reuniu nesta quarta-feira (28), com corretores e representantes de imobiliárias, e do Cartório de Maresias, na Costa Sul do município, para esclarecer sobre a comercialização de lotes no bairro.

A reunião ocorreu após a procura de moradores que denunciaram a comercialização de áreas públicas. Nessa terça-feira (27), o prefeito Felipe Augusto ouviu algumas dessas pessoas que adquiriram lotes em áreas que já possuíam matrículas. A venda de área da Prefeitura é configurada crime.

A área em questão é próxima a Rua da Cesp, e está reservada para construção de uma Unidade Básica de Saúde. A comercialização de lotes em espaços públicos pode ser considerada crimes de evasão de receita e venda de área pública.

Alisson Francisco, do Cartório de Maresias, sugeriu também a criação de um decreto, ou regulamentação específica, para orientação nas vendas particulares, e transferências de posses. “Aproveitar o momento para definir as negociações que ocorrem além das imobiliárias. Assim, estabelecer parâmetros para a ação da Prefeitura de reurbanização no bairro”, comentou.

O objetivo é delimitar o processo de reurbanização que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

Esforços – De acordo com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, os esforços são para corrigir distorções, e assegurar que não ocorram crimes contra o Estado e município, em transações que podem se configurar como estelionato.

“O importante é não se comprar ou vender mais qualquer terreno em Maresias sem consultar a Prefeitura”, alertou o prefeito.

Ele destacou, ainda, a necessidade de verificação da situação de cada área, e confirmar se trata de espaço público, ou se é reservado ou passivo de regularização fundiária.

“Estamos conversando com todos os envolvidos, para que compreendam a necessidade de consultar a prefeitura em qualquer venda e compra de terrenos em Maresias, e assim, evitar problemas, como os já existentes, de venda de áreas públicas”, ressaltou o chefe do Executivo.

No próximo mês será marcada uma nova reunião, com todas as imobiliárias, e técnicos de engenharia para tratar o assunto.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

23 horas ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

24 horas ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

24 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago