Categories: DestaquesPolícia

Prefeitura alerta: depredar patrimônio público é crime

Depredações e pichações aos bens públicos são crimes previstos por lei. Entretanto,  infelizmente, pessoas cometem esses atos de vandalismo que prejudicam a população.

Na última semana, Ubatuba registrou dois episódios de atos desta natureza, como pichações a lixeiras e prédios públicos, inclusive, de uma creche recém-pintada durante manutenção predial da volta às aulas.

Os setores competentes trabalham na investigação para responsabilizar os protagonistas dos crimes. A Secretaria de Educação informou que a pintura do muro da Creche José Carlos, na região central, já foi solicitada. Segundo a Sanepav, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, os contêineres serão limpos e, caso a pichação não saia, será feita a pintura.

“O vandalismo implica custos significativos aos cofres públicos já que há gastos para realizar reparos e manutenção dos bens estragados. É preciso inibir essa prática e conservar nossa cidade, pois os bens públicos são de todos e para todos” declarou o prefeito Marcio Maciel (Marcinho-MDB).

De acordo com a Polícia Militar, um dos suspeitos por pichar a palavra “abolição” foi abordado e qualificado em virtude de outras ocorrências semelhantes. Seus dados foram enviados para a Polícia Civil, porém, como não houve flagrante, um inquérito de averiguação será aberto para apuração.

Dever e lei

Cuidar e preservar o patrimônio público é um dever de todos. Todos os bens coletivos servem à comunidade como: ruas, praças, parques, escolas e unidades de saúde, entre outros.

Segundo a Lei Federal 3513/77, o patrimônio público é definido como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta.

A depredação ou destruição desses espaços e bens é considerado crime e está previsto no artigo 163 do Código Penal. A Lei municipal 4360/2020 também prevê reparação de danos e aplicação de multa nos casos de pichação do patrimônio público e privado: Aquele que pichar bem móvel ou imóvel integrante do patrimônio público ou privado na Municipalidade de Ubatuba. fica obrigado a reparar integralmente o dano e a pagar multa equivalente ao dobro do dano material.

É extremamente importante que, ao presenciar atos de vandalismo, a população contribua com denúncia para a preservação dos Patrimônios Públicos, ligando para a Polícia Militar (190) ou para a GCM (153) para casos relacionados à depredação dos espaços públicos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

3 horas ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

4 horas ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

7 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

12 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

12 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

12 horas ago