Categories: CidadesGeralIlhabela

Prefeitura amplia controle de acesso à travessia para Ilhabela a partir das 6h deste sábado

  Haverá medição de temperatura antes do embarque; controle no limite depessoas na tenda de embarque e marcação de espaçamento

Preocupada com o aumento significativo dos casos confirmados de Covid-19 no arquipélago, a Prefeitura de Ilhabela anunciou novas ações no enfrentamento à proliferação da doença. A partir das 6h deste sábado (12), além das ações educativas já existentes, também haverá medição de temperatura antes do embarque; controle do limite de pessoas nas tendas, com marcações de espaçamento e, dentro da ilha, ocorrerá fiscalização da empresa de ônibus urbano (Fenix) responsável pelo transporte coletivo, com observação relativa à capacidade máxima (total de passageiros
sentados) e a higienização dos ônibus após cada viagem.

Nessas novas ações, o morador de Ilhabela também terá embarque preferencial na travessia de pedestre na balsa. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está notificando todas as empresas de excursões turísticas, que conseguiu identificar, sobre o novo procedimento. São empresas que fazem excursão por meio de São Sebastião e fazem embarque de pedestres na balsa e nos ônibus urbanos da cidade.

Morador também terá embarque preferencial como pedestre na travessia em Ilhabela

Atenção ao concurso
Devido à possibilidade de demora na liberação do acesso à travessia, com as novas medidas de saúde, a prefeitura orienta as pessoas que farão as provas do concurso público, neste final de semana, para chegarem com muita antecedência à balsa.

Números alarmantes
Essas ações completam outras recentes iniciativas anunciadas pela Prefeitura de Ilhabela para combater a proliferação da doença na cidade, que registrou um crescimento preocupante do número de casos. Em um mês, de novembro até 11 de dezembro, houve um crescimento de 36% do número de casos confirmados, ou seja, eram 1724 casos e agora são 2342. Só no último sábado (dia 4), foram confirmados mais 99 casos. E a média móvel de novos cresceu 68% nos últimos 14 dias, saltou de 19 para 32 casos.

Novo hospital
A cidade vive o maior pico dos casos confirmados da doença. Hoje são 252, enquanto o maior pico havia sido em julho, com 224 casos. Pela preocupação com toda essa situação, a prefeitura preparou a criação de um hospital de campanha ao lado do estacionamento do hospital Mário Covas, que ficará pronto nos próximos 10 dias e atenderá internações de pacientes que não são diagnosticados com Covid-19.

Terá lotação máxima de 46 leitos, mas será iniciado com capacidade de 20 leitos. Na fase anterior do enfrentamento, as pessoas nessa situação eram internadas no prédio do CAPS-AD. Essa nova estrutura é necessária porque atualmente a cidade tem à disposição da população 11 leitos intermediários e 4 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos de COVID. Com a nova medida, haverá 25 leitos de enfermaria intermediária e 5 leitos de UTI, dentro da Internação controlada pelo Hospital Mário Covas. Ilhabela tem cinco pacientes internados fora da cidade e 10 internados no Mário Covas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

3 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

3 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

3 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago