A fundação responsável pela elaboração do estudo explanou sobre o desenvolvimento dos trabalhos
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na noite de quarta-feira (24), no auditório do Paço Municipal, reunião para apresentação pública dos resultados parciais dos estudos técnicos e apresentação de soluções tecnológicas para o Aterro Municipal, que estão sendo realizados pela FDTE – Fundação Tecnológica para o Desenvolvimento da Engenharia.
O representante da FDTE, Ílio de Nardi Junior, conduziu a apresentação da EAP – Estrutura Analítica do Projeto, desenvolvida de acordo com a metodologia de Gestão de Projetos adotada pela Fundação, onde foram detalhadas as entregas de produtos, já realizadas e em andamento; as ações imediatas solicitadas pelo Executivo para resolver a questão da redução da cota do volume atual de podas e resíduos de construção civil – RCC; as investigações que compõem o diagnóstico e, por último, o plano de ação.
A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil que apresentaram alguns questionamentos, que foram respondidos pela equipe técnica do FDTE presente na ocasião.
A partir da avaliação dos resultados dos ensaios, testes, levantamentos e informações, está sendo finalizado o estudo de alternativas tecnológicas para a destinação de resíduos de construção civil e poda em concordância com os planos governamentais e TAC, e ainda a avaliação dos impactos no plano de gestão integrada de resíduos sólidos do município.
Há diversas tecnologias de tratamento e disposição final para resíduos sólidos urbanos (RSU). Neste projeto estão sendo analisadas as dimensões técnica, econômica e ambiental das tecnologias atuais, entre elas triagem, reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia, incineração e aterro sanitário, no que se refere à sua aplicabilidade e “estado da arte” das premissas de Ilhabela, considerando suas especificidades socioeconômicas e ambientais.
O plano de ação, última fase do projeto, engloba, após a escolha da rota tecnológica, o detalhamento da solução definitiva, a determinação da vida útil do Aterro e seu Plano de Encerramento, além do acompanhamento da apresentação dos planos junto à Cetesb pela Administração e a entrega de um programa de educação ambiental.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, destacou que o evento é muito importante, pois possibilita que a sociedade civil esteja inteirada sobre o andamento dos trabalhos que estão sendo executados. “A iniciativa mais uma vez demonstra que a Administração estimula a participação popular e reitera a transparência dos atos públicos”.
O estudo
Foi proposto, tendo em vista a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e a Cetesb, sobre o antigo aterro, bem como, as ações em andamento e ainda em aberto para atendimento ao TAC, a Fundação propôs uma série de estudos a partir de levantamentos em campo, análises e avaliações, apresentação de rotas tecnológicas, programa de educação ambiental e capacitação institucional, para o aprimoramento da gestão de resíduos do atual Aterro, localizado no bairro da Água Branca.
Com este projeto a Administração terá o fortalecimento na gestão de resíduo, possibilitando contribuir de maneira decisiva, responsável e sustentável, com melhoria no atendimento das demandas do município.
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…