Categories: Ubatuba

Prefeitura assina convênio com a Caixa para construção de 150 moradias

A questão habitacional é uma das prioridades da Prefeitura de Ubatuba. Por isso, como resultado do trabalho constante para avanços no segmento,  a prefeita de Ubatuba,  Flavia Pascoal, acompanhada do secretário de habitação, Claudinei Salgado, da presidente do Fundo Social, Tatiana Mansur e de duas representantes da comunidade do Morro do Fórum,  esteve em São José dos Campos, na manhã desta quarta-feira, 16, para  assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal que vai viabilizar  o projeto habitacional Residencial Esperança I, voltado a 150 famílias que desocuparam a área considerada de risco e que oferecia perigo iminente aos moradores que viviam no local.

O projeto integra o programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), e está autorizado pela Portaria MCID nº 549/2025 do Ministério das Cidades. O empreendimento terá investimento previsto de R$ 23,1 milhões e será financiado pela Caixa. Trata-se do primeiro contrato assinado da região do Vale do Paraíba.

“Hoje, nós assinamos um importante documento que garante a todas as famílias do Morro do Fórum o início de um sonho, que é a construção das moradias ali na Estufa II. É uma virada de página de uma história triste e que, agora, que vai se concretizar na realização da moradia, do sonho dessas pessoas”, comemorou a prefeita.

O conjunto habitacional, que será construído na Estufa II, contará com 150 apartamentos de 51 m² cada, distribuídos em unidades com sala de TV, sala de jantar, cozinha, dois dormitórios, banheiro e varanda. O espaço comum incluirá quadra de esportes, brinquedoteca, academia, sala de lazer com churrasqueira, piscina e biblioteca. A previsão é que as obras comecem em 2025 e sejam concluídas em dois anos.

“Hoje é um dia de grande vitória. Como a gente dizia lá no começo: com luta e com garra, a casa sai na marra. E foi com muita luta, passo a passo, que chegamos até aqui. Nossa comunidade é ativa, é uma comunidade que leva esperança e vida a todos que vivem ali. A moradia é um direito garantido pela Constituição — e hoje, nós garantimos esse direito. Parabéns a todos nós que estamos aqui hoje. Somos mais que vencedores”, celebrou a representante da comunidade do Morro do Fórum, Ana Célia Moraes.

Histórico

Desde a desocupação da área do Morro do Fórum, em novembro de 2023, por decisão judicial, a Prefeitura de Ubatuba vem adotando medidas de assistência às famílias, como o pagamento mensal de auxílio-moradia. Em dezembro de 2024, a administração municipal apresentou o projeto às famílias durante reunião com a Comissão de Acompanhamento de Obras.

“Não foi fácil chegar até aqui. O deputado Luiz Claudio Macolino deu uma força muito grande — estivemos juntos em Brasília para resolver essa questão. Cada funcionário da Caixa Econômica Federal teve um papel importante, lutou ao nosso lado, e era visível a vibração deles a cada avanço. Hoje estamos aqui não só para comemorar, mas para agradecer a todos que contribuíram para essa conquista. E, acima de tudo, para parabenizar a comunidade, que sentiu na pele as dificuldades e agora celebra esse grande passo rumo à concretização das moradias”, afirmou Salgado.

“O Residencial Esperança I é fruto de uma construção participativa com representantes da comunidade e reflete a preocupação da prefeitura em garantir moradia adequada às famílias afetadas pela remoção”, destacou Tatiana.

O projeto foi inscrito no programa federal e atualmente está em fase de análise pelo Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab). O próximo passo será a contratação da empresa responsável pela execução das obras.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado

O Ponto de Cultura Odé da Mata se prepara para receber mais uma edição da…

2 horas ago

26º Festival do Camarão começa com programação diversificada

Começou oficialmente na quarta-feira (16), o 26ª Festival do Camarão em Caraguatatuba com direito a…

5 horas ago

Motociclista fica ferida após acidente em São Sebastião

Uma motociclista ficou ferida na tarde desta quarta-feira (16/7), após se envolver num acidente com…

7 horas ago

São Paulo inicia projeto para identificar recém-nascidos na maternidade

Equipamentos de alta tecnologia permitem a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Nacional…

12 horas ago

Lipedema não é estética

Especialista desvenda os principais mitos sobre a doença que afeta milhões de mulheres e ainda…

13 horas ago

Polícia investiga assassinato de dono de pousada na Costa Sul de São Sebastião

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o assassinato de um proprietário de pousada no…

13 horas ago