“Semana 14”, assim é chamada no meio científico a segunda semana do mês de abril, período em que, historicamente, o Brasil registra o maior número de casos de dengue em todos os municípios. Em todo o pais, já são registrados mais de 320 mil casos da doença. Caraguatatuba, até a última quarta-feira (17/04), registrou 400 casos positivos.
Para reforçar ainda mais as ações de combate à doença, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira na UBS Jaraguazinho para falar da importância do apoio absoluto da população no enfrentamento à doença.
Somente neste ano, o CCZ recebeu 550 denúncias e mais de 50 multas foram aplicadas. Os agentes comunitários de saúde (ACS) estão constantemente em visita às casas, informando, cobrando a população e fazendo as vistorias nos imóveis.
“Os agentes estão mais próximos da população e, de fato, estão no dia a dia das pessoas. Mas é importante que o munícipe colabore, recebendo estes agentes, limpando suas casas e também denunciando”, alertou Aguilar Junior.
“Iremos disponibilizar, emergencialmente, mais sete novos leitos com foco no atendimento a casos de dengue. A Casa de Saúde Stella Maris já disponibilizou uma sala para instalarmos os equipamentos”, informou o prefeito.
Nesta semana, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) focaram as ações no bairro Barranco Alto, onde a Secretaria de Saúde registrou mais 23 casos novos. Na quarta-feira (17), casas do local passaram por bloqueio mecânico para retirada de criadouros do mosquito. Na quinta-feira, o bairro recebeu nebulização.
Carreta da Saúde (Doutor da Gente)
Nesta quinta-feira (18), Caraguatatuba ganhou mais um aliado no combate à dengue no município. A partir de agora, uma Carreta da Saúde, chamada Doutor da Gente, estará em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central, com atendimento 24 horas por dia, para aumentar a capacidade de atendimento da unidade para casos de suspeita da doença.
A previsão é de que a carreta permaneça no local por 10 dias e depois percorra os bairros por mais 40 dias.
Bota-fora
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), juntamente com equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), passa a reforçar as ações do Bota-Fora. O trabalho tem como foco reduzir os criadouros do mosquito da dengue no município, ao coletar objetos inservíveis que podem vir a acumular água. Os inservíveis devem ser deixados por moradores para serem coletados em frente às casas, conforme cronograma da Sesep.
Nesta quinta-feira (18), o trabalho será feito nos bairros Tarumãs e Sumaré a partir das 13h30. A Prefeitura de Caraguatatuba solicita que os munícipes do bairro façam uma limpeza em suas residências, terrenos, quintais para separar materiais inservíveis.
Segundo o prefeito Aguilar Junior, estas operações ocorrem com o objetivo de evitar que novos casos de dengue surjam no município. “Neste momento, teremos um cuidado especial com a Região Sul, onde se concentram o maior número de casos”, avalia o prefeito.
O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…
Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…
Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…
A atuação da Polícia Municipal de São Sebastião, com o apoio do Centro de Operações…
Entregas ampliam trabalho de proteção às mulheres e a infraestrutura de atendimento jurídico no litoral…