Prefeitura de Caraguatatuba embarga obras irregulares no Massaguaçu; julho tem mercado da construção aquecido

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com apoio da Polícia Ambiental, embargou na quinta-feira (5) três obras irregulares que estavam em construção no bairro Massaguaçu, na região norte.

De acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, nos três casos não havia projeto aprovado na prefeitura para a construção. Outros sete imóveis já haviam sido autuados e agora os processos são encaminhados para análise do jurídico.

Viatura da Polícia Ambiental em frente a um imóvel em construção (Foto: Divulgação/PMC)

A ação faz parte do programa ‘Obras Regulares’ que vai intensificar a fiscalização por todo o município. De acordo com Cardozo, não justifica fazer uma construção ou reforma sem um profissional técnico. “Além de termos na cidade bons técnicos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornece muitos programas para a pessoa se regularizar”, alerta.

Mercado aquecido

Desde o ano passado, a Secretaria de Urbanismo agilizou os processos de aprovação de projetos de novas obras, reformas, ampliações e regularizações devido ao ‘boom’ vivenciado pela construção civil.

Somente em julho deste ano foram 143 projetos aprovados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos da Secretaria de Urbanismo, a maior quantidade deste ano, o que representa 22.550,82 metros quadrados. “Desde 2015, esse foi o mês que mais teve projetos aprovados”, comemora o secretário.

Desde o início do ano foram 668 projetos aprovados, totalizando 114.962,95 metros quadrados. Para agilizar o andamento dos projetos, o Setor de Análise e Aprovação de Projetos possui seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Construção de um prédio na Avenida da Praia mostra força da construção civil (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Eles chegam a ligar para o profissional e mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que envie todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

Para o fortalecimento da economia neste período de pandemia de Covid, o secretário Wilber Cardozo destaca que somente a construção de uma casa unifamiliar gera aproximadamente 20 empregos diretos e indiretos, enquanto uma grande obra pode ter mais de 300 pessoas empregadas ou beneficiadas.

A Secretaria de Urbanismo fica a Avenida Brasil, 749, Sumaré, e funciona das 10h às 14h. Informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886.6060.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

18 horas ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

20 horas ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

21 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

22 horas ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

22 horas ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

1 dia ago