A Prefeitura de Caraguatatuba realizou neste fim de semana (4 e 5/1), um mutirão emergencial para regularizar a coleta de lixo em bairros das regiões central e norte do município. A ação mobilizou equipes e veículos adicionais para atender à alta demanda gerada pela temporada de verão e a falta de organização deixada pela gestão anterior.
No sábado (4/1), os trabalhos abrangeram os bairros Tabatinga, Massaguaçu, Recanto do Sol, Cocanha, Mococa, Capricórnio, Morro do Chocolate, Cidade Jardim, Cantagalo, Sumaré, Ipiranga e Centro. Já no domingo (05/01), a coleta foi realizada na Prainha, Martin de Sá, Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e Prainha Palmeiras.
Desde o início do ano, a nova administração tem trabalhado para superar o colapso nos serviços. O prefeito Mateus Silva afirmou:
“Encontramos uma situação crítica na coleta de lixo. Nossa equipe está empenhada em resolver esse problema o mais rápido possível, mesmo diante das limitações estruturais e da falta de planejamento que herdamos.”
A empresa responsável pela coleta, FortNorte, foi notificada pela prefeitura e precisou reforçar a frota de caminhões. Dos 12 veículos necessários, apenas sete estavam em operação no início do ano. Após a intervenção da atual gestão, o número subiu para dez caminhões.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos, Sérgio Braz, reforçou o compromisso da administração:
“Estamos trabalhando 24 horas por dia para minimizar os transtornos à população. Além de reforçar a frota de coleta, intensificamos os serviços de varrição e recolhimento de resíduos com caminhões basculantes. Essa é uma prioridade da gestão.”
Limpeza pós-revéillon e balanço de resíduos
Logo no dia 1º de janeiro, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) iniciaram a limpeza das ruas e praias. Somente na Avenida da Praia, palco das comemorações de Ano Novo, foram recolhidas 100 toneladas de resíduos. Ao todo, 320 toneladas de lixo foram transportadas para o transbordo no Jardim Gaivotas.
Ajuda fundamental
A colaboração dos moradores é essencial. O lixo deve ser colocado nas ruas apenas nos dias e horários corretos para evitar acúmulo. Confira o calendário da coleta.
Esse é um momento de reorganização, mas nosso compromisso é garantir um serviço eficiente e uma cidade limpa. Contamos com a população para superar esse desafio juntos”, conclui o prefeito Mateus Silva.
A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…
O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…
Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…
Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…
Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…
Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…