Prefeitura de Caraguatatuba recebe técnicos da Funasa para implantação de projeto de enfrentamento ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Caraguatatuba recebe nesta semana técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, para discutir a implementação do projeto ‘Mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti e seus agravos’, voltado às ações de Educação em Saúde Ambiental de combate ao vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O encontro reunirá membros das secretarias municipais de Saúde, Planejamento, Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania, assim como responsáveis da Funasa, a fim de dialogar a respeito das propostas da iniciativa, que tem como objetivo instrumentalizar a sociedade com conceitos e informações sobre possíveis criadouros e focos do mosquito nos domicílios, visando a sua eliminação e diminuição dos agravos a saúde.

Agente do CCZ faz vistoria em imóvel (Foto: Divulgação/PMC)

A reunião será realizada videoteca Lúcio Braun, na quarta-feira (16), das 8h30 às 17h, e na quinta-feira (17), das 8h30 às 12h. O projeto intersetorial destinado à adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti no município será financiado pela Funasa, visando à promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população local.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil e requer também da ajuda da população. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça que o morador pode e deve contribuir adotando algumas medidas como, por exemplo, realizar vistorias semanais de quintais e eliminar objetos que facilitem o acúmulo de água.

Fiscalização

O CCZ realiza a fiscalização mediante denúncias. Elas podem ser realizadas através do Canal de Atendimento 156 da Prefeitura de Caraguatatuba, seja por telefone ou aplicativo. Uma equipe do controle da dengue irá até o local para a verificação do imóvel e, dependendo da situação, o mesmo pode ser multado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, Caraguatatuba tem 21 casos confirmados de dengue. Ao todo, são 453 notificações. Dessas, 368 obtiveram resultado negativo e outras 64 aguardam resultado.

Em 2021, o número de notificações de dengue foi de 1.037. Porém, apenas 71 foram confirmadas para dengue, uma delas foi um óbito.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

10 horas ago

Motociclista é preso com mais de 2 mil porções de cocaína em Caraguatatuba; serviço delivery seria entregue no bairro Olaria

Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…

13 horas ago

‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista

‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…

20 horas ago

Cirurgia de frenectomia chega à UBS Tinga a partir da próxima semana

A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…

20 horas ago

Prefeitura de São Sebastião prorroga medidas de contenção para manter equilíbrio fiscal e garantir novos investimentos

A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…

20 horas ago

Prefeitura de Ilhabela anuncia criação do Museu da Cachaça em Ilhabela

No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…

20 horas ago