Categories: DestaquesGeralSaúde

Prefeitura de Caraguatatuba registra 23% de pacientes que faltam em consultas e exames agendados

Um dos principais desafios enfrentados pela Prefeitura de Caraguatatuba é o absenteísmo ambulatorial, que ocorre quando o paciente não comparece a uma consulta ou exame marcado, sem notificar antecipadamente a Secretaria de Saúde para substituição do paciente.

A taxa de absenteísmo neste 2º quadrimestre (maio até agosto) chegou a mais de 23%, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde.

Foram 25.030 consultas agendadas e 5.791 faltosos, taxa de absenteísmo de 23,05%. Já em relação aos exames foram 20.499 agendamentos e 4.633 pacientes que não compareceram, uma taxa de 23,10%.

Profissional de Saúde em pé afere a pressão arterial do paciente que está sentado em uma cadeira e com o aparelho no braço (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Os agendamentos de consultas e exames são feitos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), na rede municipal de Saúde, na rede privada e no Hospital Regional do Litoral Norte.

De maio até agosto deste ano, o AME tinha agendado 5.096 consultas, porém 1.110 pessoas faltaram, o que corresponde a um absenteísmo de 21,78%. Já em relação aos exames foram 4.867 agendados no AME, porém 1.098 pacientes não compareceram ou 22,52% de absenteísmo.

Já os agendamentos feitos na própria rede municipal de Saúde também registraram percentuais altos. Foram 11.206 consultas agendadas com 2.564 faltantes, um absenteísmo de 22,88%. Além disso, 8.574 exames foram agendados e 1.847 pacientes faltaram, o que representa uma taxa de absenteísmo de 21,54%.

A Prefeitura de Caraguatatuba conta a retaguarda também da rede privada, por meio de contratos, além de parceria com o Hospital Regional do Litoral Norte.

Na rede privada, foram 6.698 consultas agendadas e uma taxa de absenteísmo de 24,66% (1.652 faltantes) e 5.728 exames agendados com 1.361 ausentes, uma taxa de 23,76%.

Por fim, no Hospital Regional foram agendadas 2.030 consultas e 465 faltaram, taxa de absenteísmo de 22,91%. Já em relação aos exames foram agendadas 1.330 consultas e 327 faltantes, uma taxa de 24,59%.

Segundo o secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, o índice de absenteísmo preocupa. “Temos dois problemas gerados por pessoas que faltam aos exames e consultas e não avisam com antecedência. Primeiro porque compromete o trabalho da equipe de Saúde e prejudica outros cidadãos que estão na espera. Além disso, os próprios pacientes faltosos se prejudicam, pois interrompe, por exemplo, o tratamento de alguma enfermidade”, destacou.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulga 9ª convocação do processo seletivo de agentes de apoio escolar

Mais oito aprovados da função de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado…

8 horas ago

Projeto que institui testes de acuidade visual em alunos da rede municipal é aprovado

Na 29ª Sessão Ordinária de 2025, realizada nesta terça-feira (23/09), a Câmara Municipal de Caraguatatuba…

8 horas ago

Tamoios realiza simulado de acidente no Contorno Norte

8ª edição do exercício envolveu atendimento a ocorrência com múltiplas vítimas  A Concessionária Tamoios realizou…

8 horas ago

Turista americana é resgatada da cachoeira de Paquetá em Ilhabela

Uma turista de 53 anos, da cidade New Jersey, EUA, foi resgata por  equipes do…

14 horas ago

Polícia investiga crime de tentativa de homicídio em Ubatuba

A Polícia Civil investiga uma tentativa de homicídio contra um jovem de 18 anos, ocorrido…

18 horas ago

Prefeitura e pescadores de São Sebastião recebem visita técnica do Ministério da Pesca e Aquicultura

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), recebeu a…

20 horas ago