Prefeitura de Ilhabela entende como prematura decisão de desobrigar uso de máscaras em todos ambientes

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, assinou na tarde desta sexta-feira (18/3) o decreto 9152 que flexibiliza o uso de máscaras em locais abertos e fechados da cidade, com exceções de todas as unidades de ensino.

Pelo decreto, a partir de hoje (18/3), os estudantes de toda a rede de ensino de Ilhabela (municipal, estadual e particulares), deverão, obrigatoriamente, usar as máscaras dentro das salas de aula, leitura e informática, por serem locais mais confinados. Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em toda a cidade nos locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público.

“Vamos analisar durante o período de 15 dias como será esta restrição e a partir daí poderemos tomar novas decisões, tanto para flexibilizar ou restringir, dependendo dos índices e avaliações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Ilhabela”, destacou o Prefeito.

Colucci alertou ser necessário ter muito cuidado neste momento de flexibilização. “Acho prematura a decisão de desobrigar o uso de máscaras em todos os ambientes. É preciso fazer uma abertura responsável, pautada na ciência e não no calendário político como alguns governantes fazem”, disse.

Para Lorena Barberia, professora no Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora científica da Rede de Pesquisa Solidária e pesquisadora do Observatório Covid-19 BR, “a decisão do governador do Estado de São Paulo, João Dória, de desobrigar o uso de máscaras contra a Covid-19 em espaços fechados é precoce e passa a mensagem errada sobre o estado da pandemia, “destacou Lorena, em entrevista ao Jornal Nexo.

O professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, Bergmann Morais Ribeiro, em entrevista à Agência Brasil, entende que não é o momento de liberar o uso de máscaras em ambientes fechados.

“Como o número de transmissões está diminuindo ao longo do tempo, a liberação em espaços abertos é algo natural. Mas, ainda não é o momento para espaços fechados. A variante ômicron é muito transmissível e há pessoas imunossuprimidas ou idosos que, se pegarem o vírus, mesmo vacinados, correm o risco de ser hospitalizados e ter a doença de forma grave”, disse.

Outro ponto destacado pelo professor é a necessidade de que os brasileiros completem o ciclo vacinal contra a Covid-19. “A pandemia ainda não acabou. Existem outras variantes que surgiram, aumentando o número de infecções em algumas localidades, como Grã Bretanha, Hong Kong e China. Se não tomarmos cuidado, pode aparecer uma nova onda”, finaliza.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

2 horas ago

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…

3 horas ago

Defesa Civil inicia simulados de evacuação de áreas de risco pela Vila Sahy

A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série…

13 horas ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

13 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba Antônio Carlos lança livro “Uma Visão de Futuro”

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, recebeu os amigos e familiares numa livraria…

1 dia ago