Categories: Ilhabela

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a Prefeitura de Ilhabela reforça a importância da utilização de táxis e motoristas de aplicativo como alternativa para a mobilidade urbana. A iniciativa busca reduzir os impactos do trânsito intenso na alta temporada, além de oferecer mais comodidade e segurança a moradores e visitantes.

Atualmente, o município conta com sete empresas de aplicativos regularizadas e cerca de 80 motoristas cadastrados. No entanto, a ausência de padronização tem dificultado a identificação dos prestadores, a fiscalização e a correta arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Para avançar neste tema, no dia 27 de agosto a Secretaria de Gestão Financeira realizou uma reunião com representantes da categoria para discutir melhorias no processo de padronização das informações. Os motoristas se comprometeram a encaminhar um documento unificado com suas principais demandas.

“Foi uma conversa franca e nós oferecemos esse espaço de escuta para entender do que eles precisam. As solicitações serão repassadas à Secretaria de Mobilidade e Segurança para avaliação e pretendemos atender no que for possível”, afirmou o secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio.

Alternativa para o trânsito e o turismo

O incentivo ao uso de táxis e aplicativos também tem como objetivo ampliar as opções de deslocamento para os turistas, permitindo que aproveitem a cidade sem a preocupação com estacionamento. A medida contribui ainda para a redução do fluxo de veículos, já que muitos visitantes podem optar por deixar o carro em pousadas e hotéis.

“Já ouvimos queixas de que não há transporte por aplicativo na cidade, mas isso não é verdade. Hoje, sete empresas estão autorizadas a operar em Ilhabela. Estudamos envolver hotéis e restaurantes na divulgação, com distribuição de cartões e publicidade do serviço”, destacou Crésio.

Fortalecimento da fiscalização tributária

A Prefeitura também está implementando medidas de fiscalização junto às sedes das plataformas que operam em Ilhabela, além de auditorias realizadas por fiscais tributários. “Padronizar significa oferecer regras igualitárias e garantir a capacidade de controle. Assim, o município entrega mais segurança a todos: ao motorista que atua de forma correta e ao usuário que busca um serviço confiável. Nosso próximo passo é cobrar mais transparência das plataformas e aprimorar os mecanismos de identificação, facilitando o combate aos clandestinos”, completou o secretário adjunto.

Confira as empresas de aplicativo autorizadas a operar em Ilhabela:

  • Fast Go Drive
  • Leva Eu
  • Woptin
  • Legal Car Ilha
  • To de Carona
  • Ilhapass
  • BoraBora
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

20 minutos ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

1 hora ago

Instalação de rede de esgoto terá interdição total da Rua Olímpio Faustino, em São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

2 horas ago

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

19 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

19 horas ago