Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a Prefeitura de Ilhabela reforça a importância da utilização de táxis e motoristas de aplicativo como alternativa para a mobilidade urbana. A iniciativa busca reduzir os impactos do trânsito intenso na alta temporada, além de oferecer mais comodidade e segurança a moradores e visitantes.
Atualmente, o município conta com sete empresas de aplicativos regularizadas e cerca de 80 motoristas cadastrados. No entanto, a ausência de padronização tem dificultado a identificação dos prestadores, a fiscalização e a correta arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS).
Para avançar neste tema, no dia 27 de agosto a Secretaria de Gestão Financeira realizou uma reunião com representantes da categoria para discutir melhorias no processo de padronização das informações. Os motoristas se comprometeram a encaminhar um documento unificado com suas principais demandas.
“Foi uma conversa franca e nós oferecemos esse espaço de escuta para entender do que eles precisam. As solicitações serão repassadas à Secretaria de Mobilidade e Segurança para avaliação e pretendemos atender no que for possível”, afirmou o secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio.
O incentivo ao uso de táxis e aplicativos também tem como objetivo ampliar as opções de deslocamento para os turistas, permitindo que aproveitem a cidade sem a preocupação com estacionamento. A medida contribui ainda para a redução do fluxo de veículos, já que muitos visitantes podem optar por deixar o carro em pousadas e hotéis.
“Já ouvimos queixas de que não há transporte por aplicativo na cidade, mas isso não é verdade. Hoje, sete empresas estão autorizadas a operar em Ilhabela. Estudamos envolver hotéis e restaurantes na divulgação, com distribuição de cartões e publicidade do serviço”, destacou Crésio.
A Prefeitura também está implementando medidas de fiscalização junto às sedes das plataformas que operam em Ilhabela, além de auditorias realizadas por fiscais tributários. “Padronizar significa oferecer regras igualitárias e garantir a capacidade de controle. Assim, o município entrega mais segurança a todos: ao motorista que atua de forma correta e ao usuário que busca um serviço confiável. Nosso próximo passo é cobrar mais transparência das plataformas e aprimorar os mecanismos de identificação, facilitando o combate aos clandestinos”, completou o secretário adjunto.
Confira as empresas de aplicativo autorizadas a operar em Ilhabela:
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…