Categories: CidadesGeralIlhabela

Prefeitura de Ilhabela regulamenta comércio ambulante e beneficia setor com novas regras

A Prefeitura de Ilhabela continua com o processo de regulamentação do comércio ambulante, prevista no decreto nº 8892/2021.

O objetivo é a reordenação do uso de espaço público por ambulantes e pontos de apoio para aluguel de equipamentos náuticos, assim como a padronização dos equipamentos.

Segundo a Secretaria de Administração, o processo de regulamentação do trabalhador ambulante foi simplificado, com regras claras e prazos definidos, sendo as autorizações condicionadas ao cumprimento das regras e protocolos de higiene.

Já em dezembro do ano passado começaram a ser entregues as carteiras de ambulantes para exercerem o seu trabalho formalmente no município.

Os ambulantes licenciados terão que observar as regras de padronização dos equipamentos como guarda-sóis, cadeiras de praia, carrinhos, barracas e uniformes, que são de uso obrigatório conforme a área definida na autorização do ambulante. As barracas de praia também estarão limitadas a fornecer até cinco conjuntos de mesas com quatro cadeiras cada para atendimento dos clientes e consumidores.

Já para a atividade de locação de guarda-sóis e cadeiras de praia, o interessado deverá formalizar pedido por meio de processo administrativo indicando o local e quantidade de cadeiras e guarda-sóis pretendidos, instruído com foto do modelo do equipamento para análise. Os equipamentos não poderão ficar expostos na praia, devendo ser disponibilizado por demanda e retirados do espaço público após o expediente sob pena de apreensão.

Segundo o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a regulamentação e padronização do comércio ambulante beneficia tanto o consumidor quanto o trabalhador. “As novas regras visam um equilíbrio entre as distribuições das vagas no município, evitando conflito entre áreas de atividade e produtos comercializados, oferecendo uma maior gama de produtos aos moradores turistas e frequentadores de Ilhabela”, destaca.

Denúncias e penalidades

Caso o ambulante seja flagrado pela fiscalização descumprindo as normas do decreto, o trabalhador estará sujeito as penalidades previstas em lei, como multa e até a cassação da autorização.

A população pode denunciar qualquer irregularidade encontrada na atuação da categoria no município por meio do telefone (12) 3896-9200 ou cadastrar a solicitação na ouvidoria pelo link https://ouvidoriailhabela.digital/

Para aqueles que ainda não conhecem as regras, basta acessar o link  https://bit.ly/decretoambu

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

1 hora ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

18 horas ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

22 horas ago

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…

23 horas ago

Defesa Civil inicia simulados de evacuação de áreas de risco pela Vila Sahy

A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série…

1 dia ago