Na última quinta-feira (14), ao lado do comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Tenente-Coronel Valdizar, e da equipe da Prefeitura, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, visitou o local onde será construída a nova Base dos Bombeiros Guarda-Vidas e do Pelotão de Bombeiros Náutico. A iniciativa representa mais um passo importante na história da segurança pública do município.
Em 2010, após uma árdua batalha e com o apoio do Senador Major Olímpio, Toninho Colucci trouxe para Ilhabela a primeira base do Corpo de Bombeiros. Antes disso, os bombeiros precisavam atravessar de balsa para atender ocorrências na cidade, o que comprometia a agilidade e colocava vidas em risco. Hoje, Ilhabela conta com uma unidade plenamente equipada, que será agora fortalecida com a implantação do Pelotão Náutico no próprio município, garantindo ainda mais rapidez e eficiência nos atendimentos.
Atualmente, a maior parte das ocorrências atendidas pelo Pelotão Náutico de São Sebastião ocorre em Ilhabela, que possui mais de 40 praias, muitas de difícil acesso terrestre. Com a nova estrutura, será possível reduzir significativamente o tempo de resposta em resgates no mar, salvamentos em praias isoladas e atendimentos a comunidades tradicionais. Além disso, o posicionamento estratégico permitirá cobertura mais ágil também para o canal de navegação e o Porto de São Sebastião.
“Esta é mais uma conquista que demonstra nosso compromisso com a segurança e a vida. Estamos trazendo para Ilhabela uma estrutura que vai salvar vidas, com mais rapidez e eficiência. É fruto de união, planejamento e visão de futuro. Agradeço ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao comandante Valdizar e ao Corpo de Bombeiros por acreditarem nesta parceria”, destacou Colucci.
O efetivo que atuará na segurança das praias e no patrulhamento náutico de Ilhabela será composto por 5 bombeiros militares na Estação de Bombeiros Guarda-Vidas, em regime de trabalho 12×36, e 20 guarda-vidas voluntários contratados pela Prefeitura, garantindo cobertura constante nas áreas de banho e lazer. No mar, o Pelotão de Bombeiros Náutico contará com 14 bombeiros militares, em regime de trabalho 24×48, prontos para atuar em resgates, salvamentos e ocorrências envolvendo embarcações, assegurando proteção integral tanto na faixa litorânea quanto nas águas do arquipélago.
A Prefeitura oferecerá a infraestrutura necessária para abrigar o efetivo com conforto, concentrar equipamentos, viaturas e duas embarcações modernas que estarão 24h na água para o pronto-atendimento em um mesmo espaço, além de uma área de treinamento para a tropa. Uma medida que reforça o compromisso do Prefeito Toninho Colucci com a segurança e a qualidade de vida da população e dos visitantes.
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…