Prefeitura de São Sebastião capacita profissionais para coleta de vestígio às vítimas de violência sexual no primeiro atendimento

Município será o primeiro a realizar o procedimento por meio da Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), viabilizou a capacitação de profissionais da Saúde que atuam no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS – Costa Sul) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a realização de coleta de vestígio às vítimas de violência sexual, oferecendo assistência integral e humanizada aos sofrentes.

O treinamento, aplicado exclusivamente aos profissionais de São Sebastião, aconteceu nesta segunda-feira (21) no Hospital Regional de Cotia, referência em assistência às vítimas de violência sexual e no aborto previsto em lei, e foi ministrado pela equipe multidisciplinar que assiste às vítimas de violência.

O serviço de coleta de vestígios é realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) por agendamento, de forma que a vítima de violência precisa preservar os vestígios do agressor até o momento da coleta, ficando impossibilitada, até mesmo, de tomar banho após a violência sofrida.

A fim de minimizar esse sofrimento, São Sebastião pleiteou a capacitação dos profissionais e será o único município a realizar a coleta de vestígios já no primeiro atendimento da vítima, na Rede Municipal de Saúde. A previsão é de que o serviço esteja implementado no município, no mais tardar, até maio.

A capacitação foi viabilizada pela Comissão de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Violência, juntamente com SESAU, FSPSS, HCSS e UPA, com o objetivo desmistificar a complexidade do processo da coleta de vestígios e ensinar a fazer o procedimento da forma correta. Participaram 14 profissionais entre médicos, enfermeiros e assistente social.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

10 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

10 horas ago

Moradores da região Norte podem opinar no Orçamento de Caraguatatuba para 2026 na próxima quinta-feira

Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…

10 horas ago

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

1 dia ago