Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio do Procon São Sebastião, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR), e da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma reunião com as áreas técnica, de atendimento e perdas da concessionária de energia elétrica EDP São Paulo. O principal motivo foi cobrar solução para as constantes quedas de energia que têm ocorrido no município, causando prejuízos aos consumidores e ao erário público, em especial à Saúde.
De acordo com o diretor do Procon São Sebastião, André Luiz Batelochi de Araújo, existem, atualmente, mais de 40 casos de consumidores que tiveram seus eletrodomésticos queimados por conta de quedas de energia elétrica e que não foram ressarcidos pela EDP.
“De acordo com o artigo 22 e parágrafo único do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), as concessionárias são obrigadas a fornecer serviços eficientes e seguros e, no caso do não cumprimento, a reparar os danos causados”, explica. “No caso de serviços essenciais, como os prestados pela Saúde, é também obrigação da concessionária dispor de meios para que o fornecimento de energia seja contínuo.”
O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, conta que, entre os prejuízos causados pelas quedas de energia, estão a perda de mais de 4 mil doses de vacinas entre os anos de 2020 e 2021.
Diz, também, que pelas atuais regras de financiamento da Saúde, o município deve atingir um percentual mínimo em sete indicadores, todos afetados pela falta de energia. “Se não cumprimos, há queda na arrecadação e consequente prejuízo ao erário público. Além disso, lidamos com vidas, e a falta de energia no meio de uma cirurgia pode levar o paciente a óbito”, explica.
Esses casos foram motivo de seguidas notificações à EDP e solicitação de geradores às Unidades de Saúde, negados pela concessionária. Por conta disso, o Procon multou a empresa em mais de R$ 7.800.000,00.
Cobranças abusivas e falta de informação
Na reunião também foi tratada a cobrança abusiva nas tarifas de energia elétrica e a falta de explicação sobre os motivos do aumento de valor ao consumidor.
A falta de informação prestada pelos técnicos da EDP durante as visitas técnicas nas residências, para apuração de irregularidades e aplicação de multas, também é motivo de constantes reclamações dos consumidores. Somente em 2022, o Procon São Sebastião registrou dez casos.
“Recebemos relatos de visitas técnicas realizadas sem a presença do titular da conta, e, quando acompanham, reclamam que os técnicos não explicam o motivo da visita, os procedimentos realizados e nem quais documentos estão assinando”, conta Batelochi.
O Procon São Sebastião orienta os consumidores a acompanhar as visitas técnicas realizadas pela EDP e, se possível, filmar os procedimentos realizados pelos técnicos. Orienta, ainda, a não assinar documentos sem antes ler e concordar com a informação.
A equipe da EDP se comprometeu a avaliar as informações e materiais recebidos para tratativas e melhorias em seus serviços.
Imagens que já estão em poder da Polícia mostram dezenas de entregadores derrubando portão e…
Equipamento no Litoral Norte permite detectar chuvas que não são visualizadas por radares de longo…
Imagens que já estão em poder da Polícia mostram dezenas de entregadores derrubando portão e…
A praia de Itamambuca será o foco do surfe no Brasil durante o mês de…
Neste sábado, dia 5, a partir das 16h, tem “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”,…
Atento às demandas da população e preocupado com a segurança de ciclistas e pedestres, o…