A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), começou uma obra de ampliação das gavetas dos Cemitérios de Juquehy e Maresias. Estão sendo construídas 25 urnas perpétuas em Juquehy e 21 em Maresias.
O propósito da ação é atender as necessidades das famílias que perdem seus entes nos bairros. Em Juquehy, estão sendo utilizados 250 blocos de concreto Tipo 10, 10 sacos de cimentos e 3 metros de areia. Já em Maresias, a obra demanda 200 blocos Tipo 10, oito sacos de cimentos e 2 metros de areia.
Atualmente, o município possui sete cemitérios que recebem manutenção de maneira programada. Desse total, são quatro cemitérios ativos: Centro, Maresias, Boiçucanga e Juquehy. Em 2023, foram construídas 100 gavetas e 75 delas já se encontram ocupadas.
O secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza, o Tota, conta que os cemitérios do município possuem uma equipe responsável pela conservação, para execução dos serviços de roçada das áreas de gramado, pintura nos jazigos municipais e também de muros e guias.
“O cemitério conta com uma equipe que trabalha constantemente lá dentro, fazendo manutenções, limpeza, além de novas urnas perpétuas que estão sendo construídas. Tanto os cemitérios da Costa Sul quanto o do Centro receberam pintura na parte interna e externa e outros serviços de manutenção”, explicou o secretário.
Os cemitérios do município ficam localizados no Centro (Avenida Antonio Januário do Nascimento, s/n), Portal da Olaria (Avenida Manoel Teixeira, 2889), Toque-Toque Grande (Rua Hilda de Freitas Santos, s/n), Maresias (Avenida Dr. Francisco Loup, s/n), Boiçucanga (Rua Januária s/n), Juquehy (Rua Cipriano João dos Santos, 60), e Barra do Una (Avenida Magno dos Passos Bittencourt, s/n).
Os trabalhos são realizados por funcionários da Regional Maresias e Juquehy. A previsão de término das obras é de cerca de 15 dias.
Normas
Os locais são vistoriados e monitorados ao longo do ano para o combate à dengue e os visitantes devem tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os vasos devem ter furos para escoamento da água. As flores devem ser depositadas sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. Os suportes para os vasos também propiciam o acúmulo de água e devem ser eliminados. O nível de areia dos vasos deve ser mantido até a borda.
Ação
A Prefeitura informa a todos que tenham um ente querido sepultado no Cemitério do Centro da cidade há mais de três anos devem comparecer à administração para que os corpos sejam exumados.
A questão não se refere a pagamento, mas sim ao prazo descrito em lei. A família do falecido tem três anos após o sepultamento para exumar os restos mortais de seu ente. Após isso, os familiares terão que comparecer na administração do cemitério para acompanhar a exumação.
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…
Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…