Categories: Educação

Prefeitura de São Sebastião dá início ao Projeto Samuzinho nas escolas; 1.300 estudantes capacitados

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), iniciou na última segunda-feira (17), as capacitações do Projeto Samuzinho de 2024.

As primeiras escolas que receberam as formações foram a EM Prof.ª Maria Alice Rangel, no Jaraguá, e a EM Solange de Paula, na Enseada, na segunda-feira (17) e quinta-feira (20), respectivamente.

Destinada aos alunos do 4° ano dos anos iniciais do ensino fundamental, a capacitação tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre a atuação do serviço de urgência, os ensinando a agir corretamente em situações emergenciais até que a assistência médica chegue ao local.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o interior da ambulância do SAMU e interagir com o personagem Samuzinho, uma experiência ao mesmo tempo informativa e divertida.

Ao longo deste ano letivo, outras unidades escolares também receberão a visita do projeto. Serão mais de 1.300 alunos que receberão as qualificações e serão certificados após a conclusão do projeto.

Samuel de Amorim Guedes, de apenas 10 anos e estudante da EM Solange de Paula, entendeu bem o recado passado pelos profissionais do SAMU 192. “As aulas do Samuzinho foram muito legais e educativas. Aprendi que fazer trotes é muito errado porque pode atrapalhar a salvar pessoas de verdade. Agora sei que salvar vidas é uma coisa séria e que todos nós devemos valorizar. Estou muito feliz por ter participado e aprendido tanto”, conta.

A pequena Alícia de Carvalho Arruda, de 9 anos, entendeu a importância do projeto e já se sente mais preparada para uma possível emergência. “Gostei muito de aprender a salvar um bebê porque tenho uma irmãzinha e, se ela se engasgar, agora sei como ajudá-la. Além disso, aprendi que saber primeiros socorros é muito importante e que podemos realmente fazer a diferença em situações de emergência. Estou feliz por ter participado dessas aulas e por ter aprendido”, destacou.

Samuzinho

O Projeto Samuzinho foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2007, com o intuito de alcançar os municípios brasileiros, educando pais e crianças, já em nível escolar, sobre a importância do uso correto dos serviços oferecidos pelo SAMU, destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

3 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

3 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

4 horas ago

Skatistas de Ubatuba brilham em competições com manobras diferenciadas

O skate de Ubatuba segue em ascensão, com atletas da cidade conquistando espaço e reconhecimento…

4 horas ago

Ilhabela celebra arte e identidade cultural com quatro exposições simultâneas em maio

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), abre…

4 horas ago

Refis de Caraguatatuba com anistia de até 100% de juros e multas nos débitos municipais começa na próxima segunda-feira

A adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS – LC 136/2025) do governo municipal de…

4 horas ago